quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Regras de Dano para Nonsen





Regras de Dano para Nonsen

Bom:

Nonsen esta em “fase beta” então testes estão sendo feitos para que no final tudo fique bem legal.

Uma das características únicas do cenário é que qualquer coisa pode ser usada como arma e, tipo assim, existe muitas coisas no mundo, sabe? Pés de mesa, ripa de cerca e a sua mãe, são possibilidades “bem possíveis” em Nonsen. Ficar criando dano e habilidades separadamente para cada coisa que existe acaba sendo um desafio para o mestre (e o autor).

A título de teste, em Nonsen será usado o valor de força ou de destreza do jogador como parâmetro para determinar qual o dano que ele causa em seus ataques, conforme a tabela abaixo:



Valor de Força / Destreza
Dano
1
0
2-3
1
4-5
1d2
6-7
1d3
8-9
1d4
10-11
1d6
12-13
1d8
14-15
1d10
16-17
1d12
18-19
1d12+1
20-21
1d12+1d2
22-23
1d12+1d3
24-25
1d12+1d4
26-27
1d12+1d6
28-29
1d12+1d8
30
1d12+1d10


Certo, mas e as “armas”?


As armas são classificadas de acordo com o tipo de dano e como ela é empunhada.

Por Dano


 O tipo de dano determina o efeito causado em caso de um acerto crítico.

Corte: Armas de Corte tem Margem de Crítico de 19-20

Perfuração: Armas de Perfuração tem multiplicador de Crítico de x3

Impacto: Armas de Impacto causam atordoamento quando acertam um crítico.


Efeito por Tipo de Empunhadura:


Armas de Uma mão:
Palito de dentes é uma arma de uma mão.
 
É considerada uma “arma de uma mão” qualquer arma que possa ser empunhada com... uma mão (Ah vá?)! As características delas são:

  • Pode-se usar o modificador de destreza ou de força nas jogadas de ataque.
  • Podem ser arremessadas. O dano continua baseado em força.
  • Armas Naturais são consideradas armas de uma mão (Mesmo que se use a mão para bater, saca?)

Exemplos: Caneca de Cerveja, Colher, Garfo, Livro Pequeno, Espada Longa, Casco de Tartaruga, Cadeira.

Armas de Duas Mãos:
Essa coisona é uma arma de duas mãos!

É considerada uma “arma de duas mãos” qualquer arma que possa ser empunhada com... os dois pés! 

Ok, ok... afs... É com duas mãos claro!

As características delas são:

  • Só pode usar o modificador de força para jogadas de ataque.
  • Causa o dobro de dano da tabela.

Exemplos: Mesa, Moerão de Cerca, O taverneiro, etc...


Armas de Ataque a Distância:

Armas com um sistema de disparo como arcos, bestas e outras geringonças que disparam coisas, terão as seguintes características:

  • As jogadas de ataque são baseadas em destreza.
  • Utilizam a destreza ao invés de força como parâmetro de dano.

 

Ataques Desarmados

Ataques desarmados tem as seguintes características:
  • É tratado como uma arma de uma mão.
  • Usa força ou Destreza como valor base.
  • Dano baseado em 1/2 do valor de força (arredondado para baixo)



    E o dano por Tamanho?

    O que determina o dano causado é força/destreza do indivíduo. Para efeito de regra, para cada categoria de tamanho acima de médio a força será considerada 2 pontos maior, ao passo que para criaturas pequenas segue a regra inversa, ou seja, a força será considerada 2 pontos menor por categoria menor que médio.

    Habilidades de Armas


    As armas possuem outras utilidades além de simplesmente “Dano” que contam em um combate. É de se supor, por exemplo, que uma lança possa tenha um cumprimento maior que uma espada e outras coisas assim. Em Nonsen essas armas não poderão ter suas habilidades usadas a menos que o jogador possua um talento específico. Estes talentos contam na lista de talentos de Guerreiros Genéricos e passam a valer para qualquer arma que ele esteja empunhando.

    Lista de Talentos:

    Alcance Ampliado (Geral, Guerreiro Genérico)
    Descrição: Seus ataques feitos com armas tem alcance aumentado em 1. Ataques desarmados não podem se beneficiar dessa habilidade.

    Arremessar Arma Maior (Geral, Guerreiro genérico)
    Pré-Requisitos:
    Descrição: Armas de Duas mãos também podem ser arremessadas.

    Roubar Arma (Geral Guerreiro Genérico)
    Pré Requisito: Ataque Base +4, Alcance Ampliado, Desarmar Aprimorado
    Descrição: Fazendo o uso de uma arma flexível similar a um chicote como uma corda ou lençol enrolado, pode se fazer uma tentativa de desarme que, caso seja bem sucedida, rouba a arma do alvo.

    Foco em Grupo de Armas (Guerreiro Genérico)
    Pré-requisito: Ataque Base + 7, Especialização em uma arma do mesmo tipo de dano.
    Descrição recebe +1 nas jogadas de ataque feitas com armas que tenham o mesmo tipo de dano que a arma que você tem especialização.
    Especial: Este talento pode ser escolhido várias vezes, cada vez que se escolhe deve se escolher um grupo de arma diferente.


    Especialização em Grupo de Armas (Guerreiro Genérico)
    Pré-requisito: Ataque Base + 10, Foco em Grupo de Armas.
    Descrição recebe +2 nos danos com armas do grupo em que você selecionou em “Foco em Grupo de Armas”
    Especial: Este talento pode ser escolhido várias vezes, cada vez que se escolhe deve se escolher um grupo de arma diferente.

    Preparar Aprimorado (Geral, Guerreiro Genérico)
    Pré-Requisito: Ataque Base +4, Foco em Arma
    Especial: Um golpe preparado causa o dobro de dano.

    FAQ:


    P: Eu posso usar as duas mãos para empunhar uma arma de uma mão?

    R: Não e vai tomar no seu cu.

    P: Mas e uma espada bastarda podia ser usada com uma ou duas mãos no D&D.

    R: Isso aqui não é D&D.

    P: Mas...

    R: Mas nada! Se continuar vai perder xp.

    P: É q...

    R: Xiu!

    P:...

    R: ¬¬
    P: Ok, mas pode se usar uma arma em cada mão.

    R: Sim.

    P: Legal e nem precisa de talento!

    R: Como assim não precisa de talento? Claro que tem de pegar o talento Combate com duas Armas!

    P: Mas... você disse que isso aqui não é D&D!

    R: Do D&D isso vai ser usado.

    P: Mas..

    R: Eu sou o mestre! Não discute! Além do que só existe um talento para se lutar com duas armas e não tem penalidade por “Mão inábil”.

    P: Yey! Legal!

    R: Legal nada, você vai ter que gastar 2 talentos.

    P: Ma-ma-mas por quê?

    R: Porque você tá incomodando e eu sou o mestre!

    P:...

    P: Ok...ok. E as habilidades das armas?

    R: Ta ali em cima, não leu não? Só com talentos.

    P:...

    R: Ficou quieto por quê?

    P... ei mas quem pergunta sou eu!

    R: perdeu 100xp

    P: Mas por quê? 

    R: Porque não respondeu direito!

    P: Affs... ta, ok... Mas porque não colocar de imediato um bônus/penalidade na força/destreza baseado no tamanho da criatura? 

    R: Porque a penalidade vale apenas para dano, não para jogadas de ataque.

    P: Ah, ta... blz.

    R: Mais alguma dúvida.

    P: Não... to com medo de perder xp...




    2 Blá blá blá!:

    Filipe L. Dias disse...

    Até eu fiquei cagando de medo desse sr. 'R".

    Dragões do Sol Negro disse...

    kkkkkkkkkkk

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