quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Mundo de Nonsen: Novo Conceito para Bem Pequenos



Colônia Omni-Classe

          Classes: Espertinho

          Raça: Bem Pequeno 

Testes de Resistência Favorecidos: Fortitude, Reflexos e Vontade.


Uma colônia de bem pequenos traz uma variedade muito grande de possibilidades para um personagem. Numa colônia há muitos indivíduos e nem todos são aventureiros com experiência. Na verdade, muitos simplesmente são partes da colônia seguindo os aventureiros ajudando-os do jeito que podem. Tratados como indivíduos eles são fracos e precisam se apoiar constantemente para poderem sobreviver no mundo.

Quando uma colônia assume uma classe e/ou conceito considera-se que todos trabalhem juntos para usar as habilidades daquela classe, mesmo os indivíduos não aventureiros. Mas algumas colônias preferem não se especializar, mas sim cada indivíduo aventureiro ser de uma classe diferente e evolui cada indivíduo separadamente tendo apoio de todos, aventureiros ou não.  Esse conceito de personagem é chamado Colônia Omni-Classe.

Como Construir um Omni-Classe?

Primeiro o jogador deve selecionar quantos conceitos ele deseja para compor sua colônia. O Mínimo é 5 e o máximo é 12.

Depois de selecionados os conceitos, é considerado que o personagem tenha as habilidades de cada conceito daquele nível de Omni-Classe. Então uma colônia com as classes Mago, Clérigo, Berzerquer, Ladino e Guerreiro Genérico terá a capacidade de utilizar magias arcanas e divinas de 1º nível, entrar em fúria, tem bônus de dano de ataque furtivo de 1d6 e um talento extra da classe de guerreiro genérico. Uma colônia não tem todas estas ações na rodada pois todos sempre se ajudam em uma situação, mas cada indivíduo de cada classe direciona a ação a cada nova rodada. Vamos entender melhor na descrição das habilidades:

Descrição das Habilidades


Habilidades de 1º Nível



Perícias Extras : Uma Colônia Omni-Classe pode escolher mais 3 perícias quaisquer além do total  disponível a um espertinho.


Tipo de Armadura que Pode Utilizar: Leve. A proficiência com armadura leve NUNCA PODE SER MUDADA COM TALENTO.


Rotação (EXT):  Como todos os Bem Pequenos são dependentes das suas colônias e agindo sozinhos eles se tornam extremamente vulneráveis e incapazes, eles precisam se organizar muito bem para que os indivíduos possam auxiliar aquele que pertence a uma classe aventureira. Se eles perderem esta organização, se tornam ineficientes, a colônia fica perdida com cada um tentando fazer uma coisa diferente. Isso é especialmente complicado, pois os indivíduos não aventureiros precisam saber onde e como pegar seus itens para ajudar os aventureiros. Para resolver isso, uma Colônia Omni-Classe se vale de uma forma de organização chamada Rotação. No início do dia, a colônia gasta uma hora para organizar a rotação além do tempo necessário para os magos preparam suas magias (quando aplicável). As regras para a rotação são as seguintes:

1 - Cada conceito escolhido terá as habilidades equivalentes ao nível de "Colônia Omni Classe" do personagem.

2 - O jogador deve estabelecer a ordem dos conceitos da rotação. A cada ação onde se usa uma habilidade do conceito ou um ataque, a próxima classe da rotação fica ativa e a anterior fica na espera.

3 - A colônia somente poderá se organizar uma vez a cada 24 horas.

4 - Todas as habilidades ativas ou passivas estarão disponíveis apenas quando estiveram ativas na rotação e isso inclui talentos.

5 - Ataque Base, Nível de Defesa, Teste de Resistência e Perícias são determinados pela classe "Espertinho".

6 – Itens mágicos exclusivos de uma determinada classe ou conceito só estarão disponíveis para uso enquanto aquela classe estiver ativa.


Habilidade de Nível 3


Substituição (EXT): Uma vez por dia, numa situação de emergência, a classe ativa pode ser substituída por outra como uma ação menor. A rotação deve seguir a mesma, ela não “reseta” ou se “adianta” apenas tem seu lugar trocado por outra.

Você recebe mais um uso por dia dessa habilidade no nível 6 e no 9.

Habilidade de Nível 10


Desespero (EXT): Uma vez por dia, quando a colônia tem seu total de pontos de vida reduzido a metade do total, como uma ação de rodada completa, a colônia pode realizar uma ação com cada uma de suas classes na mesma rodada. Ao fazer isso a rotação deve continuar conforme estava antes.


Personagem Exemplo: A Colônia de João Baforrível


Baforrível e sua colônia combinaram naquela manhã a seguinte rotação: Mago, Guerreiro Genérico, Ladino, Clérigo e Berzerquer. 

Fora de Combate: Como iniciou como mago, a colônia tem todas as habilidades de um mago de primeiro nível. O grupo encontrou um item mágico, então João Baforrível usou a magia “Identificar” para descobrir as propriedades do item. Feita a ação, o grupo entra em uma situação de combate. 

1ª Rodada de Combate: Como a magia de mago já foi usada naquele dia, o próximo conceito na rotação é Guerreiro Genérico, então a Colônia ataca com uma espada de duas mãos, aplicando os talentos respectivos.

2ª Rodada: A colônia esta como classe ativa “Ladino” então Baforrível decide flanquear um ogro para causar o dano de ataque furtivo que a classe possui. 

3ª Rodada: Baforrível decide curar um colega ferido por ser nessa rodada um clérigo. 

4ª rodada: Baforrível entra em fúria por ser berzerquer. A fúria fica ativa por 5 rodadas. Como a próxima classe ativa seria mago e magos não podem lançar magias enquanto estão enfurecidos, Baforrível decide manter a fúria, reservando a habilidade de mago para a próxima oportunidade. 

9ª Rodada: Como a batalha dura bastante tempo, a fúria do berzerquer acaba. A colônia pode usar suas habilidades de mago novamente. Um colega de time precisa de cura, mas enquanto a colônia não estiver na vez de ser clérigo ela não pode fazer nada. Como a situação se tornou muito difícil, Baforrível decide substituir sua classe ativa “Mago” para “Clérigo” ajudando assim seu colega ferido. Como houve apenas uma substituição, a rotação segue normalmente então Baforrível ativa a classe “guerreiro genérico” por ser a classe seguinte a de mago na rotação e não berzerquer, que vem depois de clérigo.

Dúvidas, Observação, Elogios, Críticas e Sugestões, deixem nos comentários.

By

0 Blá blá blá!:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes