quarta-feira, 23 de março de 2016

Pergunte ao Mestre – D&D Next (5 ED)

Proficiência

O bônus de todos os jogadores. É determinada pelo seu nível (Level), (Tabela na pagina 15 do Livro). Não tem mais Base de ataque, bônus de pericias, Teste de resistência (Fortitude, Reflexo e Vontade), o CD das magias também mudou, e o acerto delas também. Tudo isso é determinado pelo seu Bônus de Proficiência. Mas a verdade, ao invés do que você esta pensando, ele veio para balancear as classes.

Por exemplo: Um guerreiro tem Proficiência com armas marciais, ou seja, quando ele fizer um ataque com uma Espada Longa ou um Machado de Batalha, ele vai adicionar o seu Bônus de Proficiência no seu ataque: D20 + Bônus de Proficiência + Modificador de Habilidade (For).

O Bardo que tem Proficiência na pericia Atuação, ele vai rolar o teste da pericia, D20 + Bônus de Proficiência + Modificador de Habilidade (Car). O Ladino tem uma peculiaridade, pois ele tem a especialização, que dobra o Bônus de Proficiência em 2 pericias a sua escolha.

O Ladino tem Especialização em Furtividade, então a soma será D20 + (2x Bônus de Proficiência) + Modificador de Habilidade (Dex). Esta é uma das únicas formas onde o seu bônus de proficiência vale o dobro. Seu bônus de proficiência não pode ser adicionado mais de uma vez a uma única rolagem de dado ou outro número.

Já para Magias o Bônus de Proficiência entra para modificador de ataque e CD da magia. Para um Feiticeiro, lançar a magia Raio de Fogo, será D20 + Bônus de Proficiência + Modificador de Habilidade (Car), pois para o Feiticeiro a Habilidade de Conjuração é o Carisma, assim ele lança a magia. Para resistir a uma magia, o CD do alvo será, 8 + Bônus de Proficiência + Modificador de Habilidade de Conjuração (descrita na Classe). 

Resta os testes de Habilidade, já que não existe mais testes de resistência, cada classe tem sua Proficiência em Resistências (pagina 45 do livro), um Bárbaro que deseja realizar um teste contra uma magia de encantamento, deve fazer o teste de sabedoria,  D20 + Modificador de Habilidade, e esse seria o resultado, pois bárbaros tem proficiência em Forca e Constituição, mas se esse teste de encantamento contra Sabedoria fosse aplicado ao Druida, ele teria D20 + Bônus de Proficiência + Modificador de Habilidade (Sab), pois o Druida tem proficiência de Habilidade em Inteligência e Sabedoria.

A ideia do Bônus de proficiência é: a Classe é Proficiente (sabe usar, consegue usar) com algumas coisas e não com outras, por isso aplica ou não o bônus de proficiência, que nada mais é do que aquilo que você sabe fazer, manusear uma determinada uma arma, armadura, ou ate mesmo uma pericia, se sua classe ou sua raça tem esta proficiência, você adiciona o Bônus de Proficiência nas suas jogadas. Você deve certificar-se de anotar todas essas proficiências, bem como seu bônus de proficiência, na sua ficha de personagem.



2 Blá blá blá!:

Monge Da Dungeon disse...

Taí um sistema que tenho que aprender. Essa dica já serve de guia caso eu venha a me deparar com os livros.

Unknown disse...

Boa explicação, tirou varias dúvida que tinha.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes