sexta-feira, 25 de março de 2016

Como começar a jogar RPG?


Hoje li uma pergunta, inusitada, mas real “… sempre tive interesse em jogar RPG de mesa, mais nunca soube por onde começar …” Como começar a jogar RPG? 

Após descobrir o que é o RPG nos queremos começar a jogar, mas, qual sistema seguir, cenários, jogadores, mestre, fichas, livros, miniaturas, mapas, dados, etc. Realmente muito coisa. Vamos tentar fazer algo mais simples e diferente.
Existe um site na internet o www.roll20.net, que lhe oferece uma gama de coisas que você precisa para começar a jogar. Mas vamos dar alguns passos por vez:

1 – Um cenário. Escolha que tipo de cenários, seja medieval clássico, futurista, cyberpunk, undergroung, atual, militar atual ou das grandes guerras, espacial, as escolhas são muitas, mas assim você conseguira ter um rumo a seguir.

2 - Escolha um sistema, a maioria dos cenários tem um sistema de RPG que já são jogados, por exemplo medieval tem desde Dungeon and Dragons, Tormenta, Senhor dos anéis, existem inúmeros sistemas, alguns são disponibilizados no Brasil em português, alguns somente nas línguas de origens (geralmente em inglês). Você pode comprar os livros em alguns sites de patrocinadores, ou mesmo em algumas livrarias, e também pode comprar a versão em PDF pra ter no computador ou celular, que vem sendo bem normal.

3 – Achar jogadores e mestre, acho que esta é a parte mais difícil, achar ou fazer um grupo. Como mencionado o roll20.com te fornece muitas coisas, uma delas é uma comunidade onde já existem campanhas sendo jogadas por outros jogadores, existem algumas que estão esperando por jogadores pra começar. Como você já sabe seu cenário e sistema, conseguira filtrar e achar o pessoal. Outro meio de achar jogadores é nas live stream de vários canais existentes. Por exemplo a Dragões do sol negro tem um canal no youtube, twichtv, azubu e hitbox, e tá rolando stream nas quartas-feiras a noite, assim deve existir jogadores que você pode conhecer no chat, ou mesmo jogando com a mesa, que você pode entrar em contato mais tarde e verificar se consegue um lugar pra entrar de jogador.

4 - Jogar. Achou jogadores, esta familiarizado com roll20.net e suas técnicas, conhece seu sistema, já leu as regras e tem sua ficha pronta com seu background. Agora é só rolar os dados. Interprete seu personagem, fale por ele, seja ele, faca as acoes dele e deixe que o mestre se resolva com o resto. Ajude seu grupo, imagine que você começou agora e esse grupo pode estar a algum tempo junto.

RPG é diversão, se você conseguir fazer esses você tera a experiência de jogar RPG de mesa online. Eu sei que não é a mesma coisa que jogar em uma mesa com amigos, mas da pra tentar e gostar desse modo. Assim além de conhecer outras pessoas, você pode jogar com pessoas que moram longe mesmo estando em casa..

Eu sou Phoenix Ghost, e vou ficando por aqui, um abraço e ate mais.

2 Blá blá blá!:

Filipe Dias disse...

A ideia é exatamente essa, Phoenix Ghost, jogar! Excelente post.

Phoenix Ghost disse...

É isso mesmo, temos que incentivar o pessoal a jogar mais rpg, mesmo sendo via internet ou em mesas :D vamos rolar os dados.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes