terça-feira, 5 de agosto de 2014

Warhammer 40k - Basilica Administratum - Moldagem

Bom dia, boa tarde, boa noite, estou de volta e hoje vou lhe mostrar como fazer molde das suas peças.
Algum tempo atras ganhei de presente do Sinistro, grande amigo meu uma Basílica Administratum do warhammer 40k para montar, eu não havia montado ainda pois não tive tempo que achei que precisaria e quando fui montar descobri que não podia pois para fazer a configuração que eu desejava eu precisaria de duas Basílicas.
Então não tive saída a não sei tirar alguns moldes em silicone e clonar algumas peças. Claro eu poderia comprar uma nova é lógico, até procurei mas não encontrei com o prazo menor que 15 dias. E eu consigo com as cópias resolver e no máximo 3 dias.
Chega de enrolação e vamos lá:

Aqui está o presente, a Basílica Administratum, do Warhammer 40k



Perceba que na caixa ele da 4 sugestões de montagem, eu queria fazer as 4, mas com apenas uma caixa seria impossível alias a ultima estrutura já é impossível com apenas uma caixa.

Nosso material utilizado para o molde Será:
1- Vaselina solida (importante que seja a solida, já tentei a liquida e não funcionou.)
2- Catalizador para a borracha de silicone. (Geralmente se utiliza de 5 a 10% de catalizador a borracha de silicone.)
3- Borracha de Silicone. (Pode ser encontrada em lojas que vendem produtos de silicone ou construção. Uma dica é procurar na sua região, lojas com o nome casa do silicone, casa da moldagem essas coisas.)
Ah legal Também ter massinha de modelar e caixa de papelão, mas a frente explico.

Para a construção da peça utilizarei o Polímero conhecido como F16 ou F17 da Axton, (eu tinha aqui já um velho que ia jogar fora pois tinha vencido mas resolvi testar e funcionou, se preferir pode utilizar acrílico.)


 A vantagem do Polímero F16 é que a mistura é bem óbvia 50/50. Já o acrílico também utiliza catalisador e a porcentagem varia além de mais denso que o F16. A vantagem do Acrílico é que você pode deixar mais duro ou mais mole, conforme desejar. Já o F16 tem como vantagem o tempo de secagem de 5 minutos.


Moldando:
Existem vários jeitos de moldar, o que eu gosto é fazer uma cama com a massa de modelar e depois cobrir com a borracha de silicone, mas você pode preferir fazer uma caixa de papelão para a peça como uma piscina.




Após cobrir a peça com Borracha de silicone esperar secar que é algo em torno de 8 horas, varia de acordo com a temperatura ambiente.
Ai retira a peça passa o silicone solido com um pincel e repete a operação.

Silicone solida



Fazendo cópias:
Após fazer o molde você retira a peça de dentro. as duas metades. Abrindo ao meio.

Então une as duas metades mais uma vez e preenche com o F16.
Utilize um apoio para a parte de fora da borracha, na imagem usei dois pedaços de acrílico que eu já tinha aqui. com a Mini morsa que eu tenho aqui, mas você pode utilizar elástico não muito frouxo nem muito apertado, para manter a integridade da cópia.(cuidado muita apertado deforma a peça e muito frouxo vaza.) Espere os 5 minutos e a peça esta pronta.





 Agora é só repetir o processo pela quantidade de cópias que desejar.





Refilando:
As vezes a peça fica com umas rebarbas, por não apertar muito o elástico, eu prefiro assim pois é bem simples remover a rebarba, do que adicionar mais material se ficar muito apertado.
Para refilar é bem simples pode utilizar um estilete para retirar as rebarbas e depois com uma lixa fina remover o que restou. Muito cuidado ao utilizar o estilete, como dizia mamãe:
- O diabo atenta a faca entra!



Espero que tenha gostado hoje terminamos por aqui semana que vem tem mais.
Temos outros moldes que fizemos em posts anteriores confira em:
http://www.dragoesdosolnegro.com/search/label/molde%20de%20silicone

2 Blá blá blá!:

Ricardo Hideyuki Toba disse...

Impressionante trabalho! Zutto sugoi! Parabéns! ;)

Dragões do sol Negro disse...

Grande TOBA, que bom que gostou!

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes