terça-feira, 25 de setembro de 2012

Legend of Grimrock




Seguindo no mesmo tema do blog, o jogo Legend of Grimrock é um RPG para computador no estilo dungeon crawl, ou seja o herói anda em cavernas laberinticas batalhando contra vários monstros e coletando qualquer tesouro que puder encontrar, no caso de Legend of Grimrock um grupo de bandidos (você, no caso, pois você controla 4 personagens) são presos e como perdão pelos crimes cometidos, você são colocados no topo de uma montanha chamada Grimrock.

No topo dessa montanha está a entrada da caverna de Grimrock, o acordo é básico, seus crimes são perdoados assim que vocês entrarem na caverna, pois uma vez que se entra nela, a única saída é descendo os níveis, e para serem totalmente livres, os 4 bandidos tem que ir descendo os níveis da caverna até chegar ao primeiro.

O seu desafio é sobreviver a todos os níveis durante sua jornada para a liberdade, com o tempo você vai descobrindo vários segredos deste lugar, e através de sonhos um mistério é apresentado aos personagens, alguém que também parece estar presa ali, mas o único jeito de descobrir quem ou o que é essa entidade é seguindo caverna abaixo enfrentando os perigos de Grimrock.

O jogo é uma mistura de quebra-cabeças com batalhas com monstros, antes de mais nada você tem a opção de criar os 4 personagens, e poderá escolher entre 3 classes (Guerreiro, Mago e Ladino) e 4 raças (Humano, Minotauro, Lizardman e Insectoid), cada uma das raças tem vantagens e desvantagens para cada uma das classes, fora isso os insectoides tem uma vantagem especifica, eles aguentam longos períodos de tempos sem se alimentar. Se você preferir poderá jogar com os 4 classes padrões do jogo que são 2 Guerreiros, 1 Mago e 1 Ladino.

Você pode equipar seus personagens com praticamente qualquer equipamento que encontrar durante o jogo, obviamente que alguns equipamentos terão suas penalidades ao serem equipados, sempre avalie muito bem o que você esta levando ou equipando seus personagens pois assim como no RPG de mesa, os personagens do jogo tem um limite de carga que podem carregar, alem do limite de itens da mochila.

A visão do jogo é em primeira pessoa, mas ao contrário do que se pode imaginar, sua movimentação é bem diferente, uma mistura de FPS com turnos, se move por blocos, mas ao mesmo tempo você consegue saber quantos blocos andou e é rápida o suficiente para não tornar o jogo lerdo. O combate aliado a movimentação é o ponto chave, pois é bem rápido e exige  que o jogador seja ágil, para atacar você só precisa clicar com o botão direito do mouse na arma equipada em uma das mão do personagem, e dependendo da arma que estiver equipada ela terá um dano e velocidade diferente das outras, sua coordenação de movimentar a posição dos personagens e para onde eles vão andar garante o sucesso ou não da batalha.

Os personagens fica posicionados na parte inferior direita da tela, você pode posicionar eles da maneira que quiser, inclusive durante a batalha poderá posicionar um Guerreiro na primeira fileira ou até mesmo posicionar um ladino na primeira fila para atacar com um golpe e depois reposiciona-lo na fila de tras fazendo com que outro personagem a frente dele eventualmente tome o dano por ele.

Assim como todo jogo de RPG conforme você vai enfrentando os desafios, você vai ganhando experiência, e consequentemente cada vez que seus personagens sobem de nível eles recebem 4 pontos de habilidades (Skills) para serem distribuídos conforme você achar melhor. Conforme você passa o mouse em cima das habilidades o jogo te mostra como aquela habilidade poderá evoluir e no que ela irá tornar seu personagem melhor.

O jogo pode ser adquirido pela steam por apenas US$ 14,99 e alem da campanha original, no blog do jogo tem mais informações sobre o editor de mapas em fase beta que pode ser baixado gratuitamente, você poderá criar sua própria aventura ou através do Steam Workshop poderá baixar os mapas de outras pessoas que também usaram o editor de mapas para criar suas aventuras, ou seja, a jogatina de RPG em Legend of Grimrock nunca terá fim, pois com certeza alem da comunidade ser grande a quantidade mapas e campanhas criadas por fãs do jogo são ainda maiores.

Resumindo, Legend of Grimrock é um RPG ao estilo antigo que trás de volta a aventura de um RPG e o medo de se encontrar um monstro no qual você sabe que você terá bastante dificuldade para vencer, e a sensação empolgante de vencer uma batalha e até mesmo desvendar um mistério ou um quebra cabeças dos muitos que tem nos vários níveis da caverna. Possuo em meu steam e recomendo a compra do mesmo, diversão 100% garantida.

Endereço do Blog oficial do jogo:
http://www.grimrock.net/

Dicas para quem tiver dificuldades com os quebra-cabeças da jogo
(aconselho a somente ler caso tenha realmente dificuldades, pois esse link pode ser spoiler)
http://guides.gamepressure.com/legendofgrimrock/

Abraços e novamente até breve
Carlos Filho

9 Blá blá blá!:

Dragões do sol Negro disse...

Show de vontade de comprar.

-L disse...

é tipo elder scrolls arena remasterizado ahahaha

Carlos Filho disse...

Eu diria que é tipo Eye of the beholder de 1990, pois não lembro do elder scrolls arena hehehehe.

vitor_serpa disse...

Poww, comprei esse jogo no Steam faz uns meses e não deu tempo de jogar ainda, mas to na lumbriga...

Massa o post.
Abrass

Rogério Monge da Dungeon disse...

Só por disponibilizar raças que não são "Padrão Tolkien" pra mim já esta valendo!

Dragões do sol Negro disse...

é verdade...

Carlos Filho disse...

Acredito que o fato da desenvolvedora quis algo mais original e menos "chupado" e também por ser uma empresa Indie (abreviação de empresa independente e que não tem publisher ou opta por não ter) e com certeza não ter dinheiro para pagar licenças caso alguém resolva fazer algo.

Victoria A. Chacon disse...

good post

Gamedesire disse...

O sentimento geral é que os jogos de vídeo não fornecem quaisquer benefícios para o jogador e, especialmente, no caso das crianças. Este artigo faz uma tentativa de alistar alguns dos benefícios que os gamers apreciam se são toddlers ou grandparents.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes