terça-feira, 6 de março de 2012

O Mundo de Nonsen: The New Nonsen (Ou nem tanto assim)




The New Nonsen: O que Muda?

Bom vamos começar pelo início, porque, afinal, o início é sempre um bom começo.

Bom, como vimos  Nonsen 2.0 trará as alterações básicas necessárias para o Bom funcionamento do sistema.

O que muda?

Primeiramente ( e segundamente, e terceiramente e quartamente) As regras seguirão o sistema da licença SDR 3.5, ou seja, será usado o sistema básico do D&D de regras. A princípio parece trocar 6 por meia dúzia, mas não é.

A SRD3.5 é de relativo fácil acesso e qualquer um consegue baixa-lo da internet gratuitamente ou mesmo obter as regras através dos livros do D&D. 
Nonsen faz mais sentido para quem já RPGista tarimbado dado que muitos detalhes-piadas são baseadas em RPGs e na cultura NERD em geral, então, assim como suplementos do D20System não continham regras para criação de personagem o mesmo se dará com Nonsen, que apenas será um cenário de RPG e não um RPG separado dos outros.

Então, num primeiro momento, Nonsen sairá como um suplemento da SDR3.5. Mais simples, mais rápido, mais fácil e sem a necessidade de aprender toda uma nova mecânica de regras. Eu ia usar um sistema de regras próprio que estou desenvolvendo, mas o reservarei para o Sombras Efírias.

Futuramente Nonsen “sairá” para diversos sistemas de RPG:

Anda quero ver um GURPS Nonsen! ^^.


Ok tu enrolou mas não explicou o que muda:

Simples...

... ou nem tanto, diminuto Orthoptera!

- Sai o Sistema de PA. Os pontos de ação eram legais e eu gostava, mas não vou mantê-lo por uma questão prática.

-  O sistema de magias que eu havia planejado inicialmente era bem diferente do sistema vanciano (o famoso prepara/memoriza – esquece) e vou manter a idéia original que consiste em deixa-lo de forma similar ao Warlock/Bruxo do D&D3.5

- O sistema de dano por tipo e tamanho de arma de arma continua.

- O sistema de Pontos de Vida segue o SDR 3.5, ou seja, Dado de vida maximizado no primeiro nível e um dado extra nos níveis subseqüentes.

- Sistema de perícias livres, ou seja, sem restrição de classe continua.

- Ataques múltiplos somente se o personagem usar duas armas ou uma habilidade que permita isso.

- as Habilidades de Hypergostosa são usadas como uma ação menor, não mais havendo custos em “PA”

- O poder varredura do Batedor gasta uma ação de rodada completa.

- A Resistência a Dano contra machos que a elfa possui será igual ao seu modificador de carisma.

Beleza, essas foram as diferenças mecânicas, mas e as mudanças no Lore?

- Os personagens tem alguma noção mecânica do Jogo, mas o metagamer é a única classe que sabe que tudo não passa de um jogo.

Na prática, quando você encontrar um pé de mesa +2, vai estar escrito no pé de mesa: Arma +2 e o personagem vai entender que ela é melhor que uma "Arma +1".

No mais, Nonsen continua a mesma coisa em termos de Lore, exceto que Vida a deusa da vida, agora esta completamente nonsense.

- Fã 1 de Nonsen fala: Ei mas a deusa Vida sempre foi nonsense!

- Rogério “Monge da Dungeon”: shhhhh! Ninguém precisa saber!

Era isso até eu me lembrar de mais alguma coisa.

Rogério "Monge da Dungeon" Freitas filósofo espancador cuja dungeon é seu templo Gamedesigner nas horas vagas ou ociosas do serviço.


0 Blá blá blá!:

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