segunda-feira, 19 de março de 2012

Classes de Nonsen: O Sortudo



O Sortudo

Xí! Desculpa seu dragão...

 - Lindalvo Mascabotas - Sortudo que "acidentalmente" arremessou uma espada num filhote de dragão...

...com a mãe do dragão bem ao lado...

Um dia, quando você ainda era criança, viu aqueles imponentes heróis vestindo reluzentes armaduras, magos usando seus poderes ou ouvia com muito interesse o que velhos bêbados clichês falavam sobre heróis lendários nas mesas das tavernas. Para você, aquilo tudo era muito bonito e interessante. Passava horas brincando, balouçando um graveto como se fosse uma espada, cortando inimigos imaginários igual ao conto “Beijo da rosa Azul” (Link abaixo)


Aí, um dia, você decidiu se tornar um aventureiro. Mas só que existe um problema:
Você, definitivamente, não nasceu pra coisa...

Oh, Não!

Você é tão sem jeito, mas tão sem jeito, que somente com a ajuda dos deuses você não se tornou uma ameaça maior para si e para as pessoas que estão a sua volta. Você tropeça nos próprios pés andando a passos lentos, para ficarmos só num exemplo. Para completar, sua inteligência é totalmente discutível.

Enfim... Você não serve pra coisa.

Mas você tem persistência!  Você insiste, insiste e insiste em ser um aventureiro. E esta persistência extraordinária definitivamente foi recompensada pelos deuses com uma sorte também extraordinária! Enquanto que os demais aventureiros dependem de seus dotes e habilidades e anos de treinamento, as circunstâncias parecem sempre andarem ao seu favor! E o que é pior: usando sua própria falta de jeito.


Quem vê jura que é um guerreiro f*dão...

Graças a sabedoria dos deuses, sortudos inspirados em classes especializadas, como magos, não existem. Eles, os deuses, fazem questão de fazê-los sofrer “acidentes fatais” para que não se torne uma desgraça maior do que já é. Somente existem sortudos inspirados em combatentes.

Tabela 1-1

Nível
Ataque Base
Fort
Refl
Vont
Habilidades
1
+1
+0
+0
+0
Pontos de Sorte, Imbecil, Desastrado, Não foi desta vez
2
+2
+0
+0
+0
Resistência Fortuita
3
+3
+1
+1
+1
Golpe de Sorte
4
+4
+1
+1
+1

5
+5
+1
+1
+1
Carga do Albatroz Bêbado
6
+6
+2
+2
+2

7
+7
+2
+2
+2
Tombo Salvador
8
+8
+2
+2
+2

9
+9
+3
+3
+3
Nossa! Que sorte a Minha!
10
+10
+3
+3
+3
Vai ter sorte assim no inferno!

Informações da Classe:

Dado de Vida: d6

Pontos de Perícia: 2 + Modificador de Inteligência

Uso de Equipamentos: Todas as armas, armaduras leves e médias e escudos.

Habilidades:

Pontos de Sorte: Um sortudo possui uma reserva de sorte que funciona como combustível para suas habilidades especiais. Trata-se de uma benção dada pelos deuses de Nonsen.
Um sortudo possui um número de pontos de sorte igual a 1d10 + seu modificador de carisma por nível que possuir. Assim como os pontos de vida, os pontos de sorte serão maximizados no primeiro Nível.
Algumas habilidades do Sortudo possuem um consumo em pontos de sorte, de acordo com a descrição da habilidade.
Pontos de sorte são totalmente recuperados ao amanhecer de um novo dia, ou através de itens de sorte.

Imbecil (Ext): Você não tem uma postura respeitável, nem de longe! Você anda aos tropeços, coloca o elmo torto, segura a arma da maneira errada e a armadura fica com as costas pra frente! Esta sua falta de jeito lhe faz ser considerado um alvo desprezível por seus oponentes.
No primeiro nível, enquanto você não for bem sucedido em um ataque, seu oponente não aplica o bônus de destreza na CA contra você.
Após ser atingido, o alvo passa a aplicar o bônus de destreza na CA, normalmente pelo resto do encontro e lutará com você até ser morto, porque não vai admitir ser atingido por você! Esta habilidade ajuda muito no processo de “tankar” oponentes.
Um oponente somente mudará de alvo se for bem sucedido, no início da sua rodada, num teste de vontade.
Adicionalmente, perícias baseadas em Inteligência não podem ser aprendidas por você.

E Joxer acabou de acertar dois guerreiros...

Desastrado (EXT): Caso obtenha um resultado “1” natural no D20, o sortudo errará seu ataque e a arma voará longe e vai acertar algum oponente próximo. O personagem pode rolar uma jogada de ataque contra o novo alvo.
Caso não haja outros oponentes próximos, a arma simplesmente cai  nos pés do oponente que deve ser bem sucedido em um teste de reflexo com CD = 10 + ½ da metade do seu nível + seu modificador de carisma, ou sofrerá o dano da arma e cairá.

Não Foi desta vez (Sob): Um sortudo de primeiro nível, ao ser atingido por ataques físicos ou mágicos, pode gastar pontos de sorte e reduzir o dano sofrido na proporção de 1 ponto de sorte para cada ponto de dano sofrido.
Este efeito emula situações em que “acidentalmente” o personagem “tropeça” e acaba evitando ser atingido.

Aqui, Jar Jar binks preferiu NÃO gastar pontos de sorte 
contra o ataque de um filósofo espancador!
E não! Não era eu!

Resistência fortuita (Sob): Um sortudo de 2º nível, ao realizar um teste de resistência, pode gastar “x” pontos de sorte e receber um bônus igual ao número de pontos de sorte gastos. “X” não pode ser superior ao seu nível de sortudo.

Golpe de Sorte (Sob): Um sortudo de 3º nível, ao errar um ataque, pode aplicar um ataque contra um oponente adjacente, gastando 3 pontos de sorte.
Este efeito emula situações em que o sortudo erra dramaticamente seu ataque, mas acaba acertando em cheio quem estava do seu lado.

Carga do Albatroz Bêbado (EXT):  Um sortudo de 5º nível ao aplicar uma carga, deve ser bem sucedido em um teste de reflexo ou cairá 3m antes de alcançar seu oponente. A sua arma irá voar na direção do seu oponente causando um crítico. Este ataque é da mesma natureza do ataque furtivo, pois é claro que a “sorte” vai fazer a arma vai voar e acertar no ponto fraco do seu oponente.

Por ser parecido com o ataque furtivo, este ataque esta sujeito às mesmas regras.

Tombo Salvador (Sob): Um sortudo de 7º pode “acidentalmente” tropeçar e cair no exato momento que um ataque fulminante veio em sua direção. Caso falhe numa jogada de reflexos, ele pode gastar 3 pontos de sorte e fazer um segundo teste de reflexos e será considerado que ele possui a habilidade evasão.
Após a segunda rolagem ser feita, o sortudo estará caído.

Nossa que Sorte a Minha! (Sob):  Como se já não bastasse a espantosa sorte do personagem para sobreviver, ele também tem sorte para achar coisas “Acidentalmente”.
No 9º Nível, Em meio a situações de combate, ou de necessidade, um sortudo pode gastar 5 pontos de sorte e fazer um teste chamado “teste de sorte”. O sortudo rola 1d20 e soma seu modificador de carisma contra CD 10. Se for bem sucedido, ele encontrará um item que lhe auxilie numa situação corrente.
Por exemplo, um colega do sortudo está morrendo, e ele “acidentalmente” encontra uma poção de cura debaixo de um monte de folhas que “ninguém tinha visto”.
O Ladino do grupo falha em desarmar a armadilha e “acidentalmente” o sortudo encosta o cotovelo no botão que desarma a armadilha.
O que o mestre e o jogador devem ter em mente é que esta habilidade somente pode ser usada como resposta a uma situação que já houve uma falha ou problema. Um sortudo não pode, por exemplo, usar esta habilidade antes de uma batalha começar para conseguir alguma vantagem, mas pode usa-la se um colega estiver quase morrendo como consequência desta batalha.
Outro exemplo seria o caso de abrir uma porta trancada. O Sortudo não pode usar esta habilidade antes do ladino ter falhado na sua tentativa.
A situação e o benefício dado fica a critério do mestre.

Vai ter sorte assim no inferno! (Sob):  Aqui o sortudo demonstra toda a sua capacidade de ter sorte.
Caso venha a morrer, o sortudo pode fazer um teste de sorte ao cruzar o portal dos mortos. Se for bem sucedido, Morte, o deus da Morte descobre que confundiu seu nome com o de outra pessoa. Vendo que se enganou, te força a voltar pro seu corpo.Você ressuscita sem nenhum ponto de sorte.

Esta habilidade pode ser usada uma vez por semana.

Rogério "Monge da dungeon" Freitas, filósofo espancador cuja dungeon é seu templo e precisando de alguns pontos de sorte!


2 Blá blá blá!:

Dragões do sol Negro disse...

E assim nasceu "Gastão"...

hauahauhau ainda estou tentando me recuperar do "Carga do Albatroz Bêbado" hauahuahauhau

lich disse...

hahahaha muito bom

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes