segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Criaturas de Nonsen: Mobília



Mobília

Cara! Eu juro que vi ela se mexer...

- Um aventureiro medroso sobre uma mobília -


Mobília são objetos construídos pelos seres inteligentes e que tem basicamente duas funções:

Utilidade: que incluem suas funções principais como Guardar Roupas ou comida.

Atrapalhar: atrapalhar inclui ficar estrategicamente na frente do seu dedinho mínimo, cair sobre você, derrubar objetos sobre você, te impedir de fugir de um assassino-mágico-que-caminha-lento e outras funções.

Há quem diga, que espíritos malignos entram nas mobílias e elas estrategicamente acabam ficando no caminho do seu dedinho do pé ou então atacam de maneira ativa caindo sobre seus oponentes e lhe causando, às vezes, sérios danos. Raramente uma mobília faz isso mais do que uma vez num espaço de 3 semanas, pois são espertas e se tentam realizar seus ataques muito seguidamente os habitantes podem desconfiar delas e destruí-las.

Há também pesquisadores que acreditam que a mobília somente fere as pessoas porque as pessoas são desatentas, burras ou azaradas o suficiente para se machucarem com elas.

Infelizmente. Nenhuma destas teorias foi efetivamente comprovada...

Seja como for, centenas de famílias todos os anos, pedem para os Dabufis locais (sacerdotes) que lancem bênçãos sobre sua mobília para que elas não façam algum mal aos seus familiares, espantando os espíritos malignos que por ventura ali estejam.

Tipos de Mobília

Existem, basicamente 4 tipos fundamentais de mobília: Pequenas, médias, grandes e Armários.

Pequenas:

As pequenas incluem coisas como banquinhos, cadeiras e penicos. Normalmente eles se posicionam na frente de seus oponentes no intento de fazê-los tropeçar e cair de cabeça no chão ou contra outra mobília estrategicamente posicionada como quinas de mesa ou degraus de escada. Quando estão fixos, possuem o ataque “ferir dedinho”.

Médias:

As médias incluem coisas como sofás, poltronas e mesas. Normalmente eles posicionam seus pés, que nunca estão totalmente à vista, para atingir os dedinhos dos pés ou atrapalhar fugas. Algumas vezes já foi visto mesas virando-se para proteger pessoas atrás dela, mas trata-se de um fenômeno raro entre as mesas.

Grandes:

Inclui mesas gigantescas de jantar, lustres ostentosos, e a cama da sua sogra...
Dado seu peso e formatos, este tipo de mobília une, assim como suas versões médias, todas as características: atingem dedinhos, tentam fazer tropeçar, e mais raramente caem sobre você! Acredite, você não gostará de ser atingido uma segunda vez por um piano.

Armários:


Acidente? Será?

Armário é um tipo de tipo mobília média ou grande, que possuem objetos guardados no seu interior, sendo esta sua utilidade.

Sem motivo aparente, armários podem efetuar um dos ataques mais aterradores dentre as espécies de mobília: A baforada de coisas. Seu ataque consiste nele inclinar-se para frente derrubando o conteúdo do seu interior e, ao mesmo tempo, cai sobre você e derruba-o. Dependendo sua altura, e o conteúdo do armário, pode ser um ataque fatal.

Pedras:

Existe uma variante da mobília, encontradas em ambientes naturais, conhecidas como pedras. Como versões selvagens da mobília, as pedras são mais brutas, pois não tem uma utilidade, na verdade, a única função que tem é serem pedras.

Às vezes alguns indivíduos acham uma pedra de um tamanho razoável e dão uma utilidade a ela como munição de funda. Os pesquisadores não estão bem certos se as pedras-de-funda sejam uma variedade simbiótica de pedras que por serem pequenas demais, unem-se a aventureiros numa tentativa de conseguir alguma mobilidade e atacar ativamente. A simbiose é simples de entender:

O indivíduo usa a pedra como forma de atacar seu inimigo e a pedra adquire mobilidade necessária para atacar o mesmo inimigo.

Versões maiores de pedras, chamadas Rochas podem surgir em manadas denominadas: avalanches. Rochas não tendem a causar transtornos menores como atingir o dedo mínimo, dado o seu tamanho, mas quando resolver cair sobre você ou formar uma simbiose com catapultas, elas se tornam extremamente perigosas.


Mobília Pequena
Mobília Média
Mobília Grande
Armário
Pontos de vida
16
32
64
32 ou 64
Iniciativa
-5
-5
-5
-5
Deslocamento
0
0
0
0
Ataques
Tropeço, Queda + 2
Tropeço, Obstáculo, Queda +5
Tropeço, Obstáculo, Queda +8
Tropeço, Obstáculo, Queda + Baforada de Coisas
Pontos de Ação
-
-
-
-
Alcance
1,5m
1,5m
1.5m
1,5m
Qualidades especiais
Mobília
Mobília
Mobília
Mobília
Teste de Resistência
F +2 R: -, V: -
F +4 R: -, V: -
F +8 R: -, V: -
F +4 R: -, V: -
Habilidades
-
For, Des, Con, Int, Sab e Car: -
For, Des, Con, Int, Sab e Car: -
For, Des, Con, Int, Sab e Car: -
Perícias

-
-
-
Talentos
-
-
-
Foco em Ataque
ND
1
2
4
3 ou 5

Descrição dos ataques:

Tropeço: Qualquer criatura que passe na área ameaçada por uma mobília deve fazer um teste de reflexo com CD = 15 ou irá cair. Se estiver sem sapatos sofre o status “bater dedinho”. Se tirar 1 no teste de reflexo o personagem fica atordoado por 1d4 rodadas.

Status Dedinho Machucado: sofre 1 ponto a mais de dano e tem de gastar 1 PA a mais para se mover na próxima rodada.

Queda: Sem motivo aparente a mobília cai por cima de você, causando dano igual à tabela abaixo:

Pequeno: 2d4 pontos de dano.
Médio: 2d8 pontos de dano.
Grande: 2d12 pontos de dano.

Obstáculo: Por algum motivo estranho, uma mobília esta bloqueando sua passagem por algum lugar e sempre que você esta com pressa. Isso acontece apenas quando não tem ninguém observando a mobília. A maioria das vezes, requer um custo de 4 PAs para mover a mobília de de tamanho médio sua frente ou passar por ela. Mobílias grandes custam 8 PAs. 

Baforada de coisas: Ocorre quando um armário cai sobre o personagem onde ele despeja seu conteúdo sobre ele. Se o armário for bem sucedido no ataque de "queda" sobre um personagem este deve ser bem sucedido em um teste de reflexos contra CD = 13 (ou 18 se a mobília for grande) ou sofrerá os efeitos da baforada e cairá no chão. Exemplos de tipos de baforada e seu dano:

Objetos impactantes (livros, bonecas, louça): 1d12 pontos de dano.
Objetos cortantes (faqueiros, arte em vidro, vasos). 2d8 pontos de dano.
Objetos perfurantes (pontas de flecha ou lança, vidro, almofadas com agulhas). 2d8 pontos de dano.
Ácido (Garrafas de bebida): 1d12 + dano contínuo por duas rodadas de 1d6
Fogo Grego (fogo grego ¬¬’): 1d12 + dano contínuo por duas rodadas de 1d6


Novo tipo de Criatura: Mobília

Criaturas mobília possuem as seguintes características

- Não possuem valores de habilidade

- Seus pontos de vida são fixos: 16 para pequenos, 32 para médios e 64 para grandes.

- Não fazem testes de vontade e reflexos. Valor de fortitude fixa: Pequenos:+2. Médios +4 e Grandes +8.
-São imunes a efeitos que afetem a mente (porque não possuem mente), Venenos, Paralisia, Dreno de energia, doenças (exceto cupim no caso de uma mobília de madeira),

- Possuem RD baseado no material que são compostos: 5 para madeira, 10 para pedra, 15 para metal.

- Não há custos de "PA" para mobílias, uma  vez que elas são objetos... Ao menos em teoria...

Rogério "Monge da Dungeon" Freitas Filósofo espancador cuja dungeon é seu templo e Pãodurista Ortodoxo Batizado. 

Ps: Monstro inspirado no meu último acidente doméstico! 

2 Blá blá blá!:

Igor disse...

pqp muito bom!!! uheauheauhaeueheauhaeuheauaeh
publica logo essa merda de livro que eu quero comprar!

Paulo disse...

Bom de mais! rsrsrs

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