segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Classe de prestígio - Paladino do impossível

Olá, amigos. Hoje, o bardo Jacó Galtran nos traz uma nova classe de prestígio, com seu histórico e idéias para aventuras. As regras apresentadas são do D&D 3ª Edição, mas podem ser facilmente adaptadas para as demais versões do jogo.

Espero que apreciem e comentem.

Imagem retirada de
http://el-kenshin.deviantart.com/

Classe de prestígio - Paladino do impossível

Uma das mais recentes sagas épicas cantadas em prosa e verso pelos bardos em tavernas sujas é sobre uma poderosa Rainha que derrotou um inimigo invencível e tornou-se uma deusa. (Se você não viu essa batalha, leia o conto clicando aqui).

É a deusa Naty. Após uma batalha extraordinária, ela teria ascendido ao posto de divindade maior e por ter se notabilizado por ter triunfado sobre um desafio impensável, ela ficou conhecida como a “Deusa do Impossível”.
Hoje, a deusa Naty é cultuada por um número cada vez maior de clérigos, paladinos e até mesmo outros tipos de aventureiros. Qualquer um que enfrente desafios aparentemente invencíveis pode, com uma oração sincera, conseguir a benção da deusa do impossível.
E entre estes servos, já há um pequeno grupo de paladinos que vem ganhando notoriedade nos reinos. São guerreiros sagrados que têm demonstrado receberem um auxílio divino maior que os demais servos da deusa – o que comprovaria a teoria de que a deusa Naty é uma divindade que defende o bem e a justiça.
Até onde de sabe, qualquer paladino que lute pela justiça e enfrente corajosamente desafios e inimigos muito mais poderosos que ele pode ser agraciado com as bênçãos de Naty, a deusa do impossível.

Paladino do impossível: É raro ver esses guerreiros sagrados atuando em conjunto. Na verdade, muitas vezes os demais aventureiros só identificam alguém como sendo um paladino do impossível quando estes mencionam o fato – ou quando entoam bravatas que os bardos atribuem à própria deusa Naty.
Um detalhe interessante é que um paladino do impossível que já sirva a outra divindade não precisa abandonar sua antiga crença para receber as dádivas da deusa Naty. (Naturalmente, apenas se a outra divindade a quem ele serve também permitir).
Dado de vida: d10
Pré-requisitos: Para se tornar um paladino do impossível, o personagem deve preencher os seguintes requisitos:

Classe: Paladino
Bônus base de ataque: +9
Especial: A critério do mestre, o personagem deve demonstrar uma interpretação condizente com alguém que acredita em vitórias contra inimigos comprovadamente mais poderosos. Também a critério do mestre, um paladino que ganhe níveis como paladino do impossível, pode voltar a subir níveis na classe paladino.
Perícias de classe: as perícias de classe de um paladino do impossível são as mesmas de um paladino normal. Pontos de Perícia a cada nível: 2+ modificador de Inteligência.


Nível
Bônus de Ataque
Fortitude
Reflexos
Vontade
Habilidades
+1
+1
+0
+1
Crença no impossível +2
+2
+1
+0
+1
Resistência impossível +2
+3
+2
+1
+2
Crença no impossível +4
+4
+3
+1
+3
Vitória impossível +3
+5
+4
+2
+4
Crença no impossível +6
+6
+4
+2
+4
Fé inspiradora
+7
+5
+3
+5
Vitória impossível +6
+8
+6
+3
+6
Crença no impossível +8
+9
+7
+4
+7
Último suspiro
10º
+10
+7
+4
+7
Milagre

Características de classe: Todas as características a seguir pertencem a esta classe:

Crença no impossível: Um paladino do impossível tem uma crença inabalável na vitória. Por isso, sempre que estiver enfrentando um inimigo de Nível de Desafio cinco pontos (ou mais) acima de seu nível, ele pode somar +2 em qualquer rolagem. Esse bônus aumenta para +4 no 3º nível, +6 no 5º nível e +8 no 8º nível. Essa habilidade não tem limite de utilização diária.
Resistência impossível: Um paladino do impossível recusa-se a aceitar a derrota. Por isso, sempre que estiver sendo atacado por uma habilidade especial de um inimigo de Nível de Desafio cinco pontos (ou mais) acima de seu nível, ele pode somar +2 a qualquer teste de resistência. Essa habilidade também não tem limite de utilização diária.
Vitória impossível: Um paladino do impossível sempre acredita que vencerá, não importa quem seja seu adversário. Por isso, sempre que estiver atacando um inimigo de Nível de Desafio cinco pontos (ou mais) acima de seu nível, ele pode somar +3 a seus ataques e danos. Essa habilidade pode ser usada por um número de vezes ao dia igual ao nível do personagem na classe de prestígio.
Fé inspiradora: As palavras de confiança, fé e encorajamento de um paladino do impossível são tão incisivas, que é difícil ficar indiferente a elas. Por isso, sempre que ele está prestes a entrar em combate com algum inimigo de Nível de Desafio cinco pontos (ou mais) acima de seu nível, ele pode incitar seus colegas a crerem no impossível, dando a eles um bônus de moral de +2 nos ataques e danos. Esses bônus acabam ao fim do combate. Essa habilidade não tem limite de utilização diária.
Último suspiro: Um paladino do impossível continua acreditando na vitória mesmo que quando não tem mais forças. Por isso, sempre que ele estiver com cinco pontos de vida ou menos e enfrentando um inimigo de Nível de Desafio cinco pontos (ou mais) acima de seu nível, ele pode lançar um ataque devastador, acrescendo um bônus de +10 em seus ataques e danos. Uma vez usado esse recurso, o paladino do impossível perde os pontos de vida restantes e fica fora de combate (mas não morre).
Milagre: A fé de um paladino do impossível persiste mesmo depois de que ele perde a consciência. Por isso, quando ele perde todos os pontos de vida lutando contra um inimigo de Nível de Desafio cinco pontos (ou mais) acima de seu próprio nível, ele pode pedir à deusa Naty um milagre e retornar ao combate por um número de turnos igual ao seu modificador de Sabedoria. Durante esses turnos, ele recebe um bônus de +12 nos ataques e danos. Uma vez usado esse recurso, o paladino do impossível nunca mais poderá invocar outro milagre enquanto viver.

Idéias para aventuras

  • Um paladino do impossível foi enganado por nobres para lutar por uma causa errada e está sendo bem-sucedido em sua missão. Os jogadores precisam detê-lo.
  • Uma divindade menor maligna está oferecendo aos seus cultistas habilidades similares às da deusa Naty. Pequenos criminosos e outros vilões, antes fracos, estão conseguindo triunfar sobre heróis mais poderosos.
  • Um avatar da deusa Naty surge em sonho para os aventureiros pedindo ajuda para lutar no Plano Etéreo contra um mago imortal. Ela promete ajudá-los, desde que eles creiam no impossível.
  • O rei proibiu a crença na deusa Naty. O príncipe parte em missão juntos com os personagens contra um inimigo terrivelmente poderoso e a derrota parece inevitável. O paladino do impossível do grupo precisa escolher: morrer ou revelar sua fé, salvar seu reino e depois sofrer as conseqüências?
  • Jovens escudeiros e paladinos, após escutarem histórias dos feitos protagonizados pelos paladinos do impossível, resolvem abandonar seus treinamentos, achando que apenas a fé na deusa Naty será suficiente. Pior: partem para o ataque contra um dragão ancião sem ao menos levarem armas e armaduras adequadas.
  • Farsantes começam a comercializar “Poções do impossível”, “Elixires do impossível” e outros itens amaldiçoados, fazendo a fé na deusa Naty ser abalada. O paladino do impossível do grupo precisa desmascarar os charlatões.
  • Uma divindade inimiga da deusa Naty envia seu campeão para desafiar o paladino do impossível do grupo. Esse campeão é muito mais forte que o aventureiro e seus amigos juntos. Para piorar, o campeão seqüestra algum entre querido do paladino do impossível, para obrigá-lo a lutar.
  • Uma revoada de dragões cerca a capital do reino e exige um tributo além do que a Coroa pode pagar. Em uma desesperada corrida contra o tempo, o grupo deve realizar alguns rituais para trazer a própria deusa Naty para lutar ao lado deles.

Mais sobre o trabalho do Jacó, clicando aqui.

5 Blá blá blá!:

Rogério"Monge da Dungeon" disse...

Desculpem a minha chatice, mas acho adequado críticas construtivas:

Quanto a parte do background do paladino, achei legal e interessante. Gostria de ver com vc alguns detalhes com relação a mecânica do paladino em si, para talvez dar uma melhorada.

1 – O problema do PdI é que ele não recebe nenhum benefício ao lutar contra oponentes mais fracos do que algo 5 níveis menor. Sim os bônus são bons para equilibrar uma luta desigual, mas parece uma classe feita exclusivamente para enfrentar o “boss” de 5 níveis acima e só! Coloque um “boss” com 4 níveis e veja o paladino chorar por ser praticamente um bi-classe com combatente com DV = d10. E 4 níveis/ND já é um desafio considerável! Em níveis altos, enfrentando oponentes mais fracos ele se torna inútil.
Minha sugestão para dar uma melhorada é dar um bônus proporcional ao nível do encontro. Vejamos alguns detalhes:.

Crença no impossível: Se o oponente ou encontro possuir um ND maior que o do paladino, o paladino recebe a diferença em níveis como um bônus nas rolagens. Este bônus não deve ser superior ao nível do paladino. Num caso assim, ele já receberia um certo benefício mesmo com oponentes 1 nível acima e caso ele enfrente um oponente de Nd de 6 ou + em níveis altos o benefício é proporcional.
Um outro ponto, poderia ser o paladino receber este benefício ao enfrentar múltiplos oponentes, ou seja o benefício se daria pelo ND do encontro e não o ND de um único oponente. Imagine um PdI4/Pal9 enfrentando 3 oponentes de ND 13 sem ganhar benefício nenhum?

Resistência Impossível: Ok, mas aplique talvez +1 nas resistências para oponentes com ND até +4 e +2 para oponentes com ND 5 ou +.

Vitória Impossível: O efeito dura por quanto tempo? Uma rodada completa, ou seja, é válido para todos os ataques naquela rodada ou em apenas um ataque?

Fé inspiradora: Proporcional a Resistência Impossível.

Último Suspiro: Que tal um ataque = seu modificador de carisma nas jogadas de ataque e um dano = 1d6 por nível na classe de prestígio?

Milagre: Meio, apelativo demais. Tente acrescentar somente o bônus de sabedoria ou carisma nas jogadas de ataque e confere +2d6 nos danos como uma arma anti-criatura.

2 - Geral:

2.1 As habilidades são SOB, EX ou SM?

2.2 Os testes de resistência estão fora do padrão.D&D. Testes de resistência favorecido é = ½ do nível + 2 e não favorecidas = Nível x 1/3.

2.3 É uma classe poderosa demais para ter tão poucos pré-requisitos

cwkruger disse...

Obrigado pelo interesse, Rogerio "Monge da Dungeon". Vamos lá:

Sobre "Vitória Impossível" o efeito dura apenas uma rodada. (Eu devia ter mencionado isso)
As sugestões sobre bônus para criaturas com níveis de desafio quatro pontos acima ou menos são legais.
As habilidades são sobrenaturais.
De fato, eunão lembrava mais como era a progressão dos testes de resistência.
É uma classe poderosa, mas ao mesmo tempo, ela é voltada à interpretação. Embora a frase "a critério do mestre" não diga muito, ela significa que a intenção é que o personagem adote a classe com o intuito de tornar a aventura mais épica, mais emocionante. Com mais riscos, bravura, heroísmo. E uma certa dose de imprudência. Uma classe que te motiva a ser poderoso contra inimigos poderosos, mas com uma fé inabalável por trás. Com uma motivação de crença na vitória como pano de fundo. (Pelo menos eu acho).

Seja como for, agradeço sinceramente seus sugestões e espero que essa classe de prestígio possa ser útil.

cwkruger disse...

Putz... Comentei com meu perfil humano e não com o perfil do Jacó.

Rogério"Monge da Dungeon" disse...

Oi Jacó ^^

Sim entendo. Sendo uma classe com um viés mais interpretativo realmente a forma como estava antes das minhas sugestões nem precisava tamanho escrutínio da minha parte.
É que eu sempre lidei com um grupo misto de jogadores e eu sempre ficava de olho nos mais "estrategistas" e procurava equilibrar mecanicamente as classes que eu crio para não deixar o jogador nem com ar de "sou um inútil" nem com o ar de "sou melhor que todo mundo o tempo todo". Levando em consideração a hipótese de alguém necessitar do PdI de maneira mais mecanicamente compatível foi aonde dei as sugestões. ^^

anagrélo disse...

realmente incrivel personagem, parabéns

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes