quarta-feira, 22 de junho de 2011

DIVERSIFICANDO O JOGO: ARMAS INCOMUNS: (falcata, kopis ou makharia):



Alô gente, essa matéria, e as seqüências vindouras tem o objetivo de introduzir um pouquinho mais de variedade na hora de escolher a arma do seu personagem de D&D com armas incomuns. O que eu quero dizer com armas incomuns?
Armas que são simplesmente diferentes das armas que nós estamos habituados a ver numa mesa de D&D, mas ao mesmo tempo, armas que não são apelonas, portanto, não precisam que você compre um talento para usá-las.

Tópico de Hoje: as Espadas-machado

Você deve estar se perguntando agora "o que diabos é uma espada-machado?". Eu explico, eu dei esse nome às espadas que eu vou apresentar pra vocês hoje, porque essas espadas possuem a maior parte de seu peso concentrada no último um terço do comprimento da mesma, semelhante a um machado, gerando um maior poder de 'decepar' (entenda isso por cortes com uma superfície menor, porém maior profundidade). Complicado né... só até vocês darem uma olhada nas imagens abaixo:

A  IBÉRICA FALCATA

A GREGA KOPIS 


A GREGA MAKHAIRA

Agora eu creio que ficou mais fácil de visualizar. Essas espadas de lâmina curva possuem um poder de corte elevado por conseqüência de seu formato. Então vamos ler um pouco sobre essas espadas.

A falcata é uma espada típica da Península Ibérica antes da ocupação romana e, tamanha a qualidade dessas espadas, tanto do material quanto da forma, forçou as legiões romanas a projetar reforços em seus escudos e inspirou-as a redesenhar suas espadas.

O kopis e a makhaira são espadas de origem grega, utilizadas principalmente pelas tropas de cavalaria.
Tanto a kopis, quanto a falcata e a makaria possuem um comprimento médio de 90cm, com um cabo curto, feio para ser segurado com uma mão.
E, vamos ao mais importante, as regras de jogo. Como eu disse no início da matéria, o objetivo é apresentar armas incomuns, mas que não caiam na classificação de Arma Exótica da regra do D&D. Então, as espadas-machado ficaram assim:

Espadas-machado (falcata, kopis ou makharia):
Tipo: Comum
Tamanho: Média
Dano: 1d6 (Cortante) - elas possuem um comprimento médio de 90cm, algo entre uma cimitarra e uma espada curta.
Decisivo: x3 - elas possuem o poder de corte de um machado.


Como vocês podem ver, não é nenhuma arma apelona. Machados de uma mão e martelos de combate também possuem decisivo x3 e causam 1d8 de dano, ou seja, são superiores às espadas-machado. Em algumas mesas, o mestre permite causar dano perfurante com as espadas, usando-as para dar estocadas,  surge aí, uma compensação para o dano baixo das nossas amigas.

Tem mais uma coisa: qualquer semelhança dessas espadas com a adaga kukri não é mera coincidência, elas possuem o mesmo princípio, porem no D&D a kukri já possui regras próprias. Mas nada te impede de pedir ao mestre para utilizar a kukri com essas regras, é só alterar o sucesso decisivo de 18-20/x2 para x3 e manter o dano igual.

Espero que tenham gostado da matéria, em breve eu apareço com mais algumas armas incomuns.

Boa jogatina

Vítor Hugo



0 Blá blá blá!:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes