segunda-feira, 11 de abril de 2011

Old School vs New School



Oi Hoje trataremos de um assunto um pouco diferente falaremos sobre o Old School e o New School.

Existe um explicação bem legal no blog do Clérigo, Ou Na guilda dos Blogueiro Old School.

Como dinossauros do RPG, dinossauros, não porque somos fodonicos, mas porque somos da velha guarda, das miniaturas em chumbo, que antigamente não eram toxicas. Brincadeira elas sempre foram toxicas mas, ninguém se importava com isso. Dinossauros no sentido de desconhecerem os perigos da sua extinção.

Somos Old school, pois começamos a jogar com regras em inglês, com livros antigos que só existiam os importados e com uma dificuldade absurda para conseguir.

No New school, (acho essa palavra meio esquisita) Mas porque o new? Apenas por um motivo, ACESSO hoje existe muito mais acesso ao RPG que antigamente. 

O pessoal da Old school, se quisesse jogar com um minotauro, precisava inventar as suas regras para ele hoje basta comprar o livro dos monstros que lá já te ensina como fazer um minotauro como PC.

Devido a esse simples e satisfatório fato, (mais publicações) o que ocorre é que muitos mestres, novos e antigos, esqueceram da beleza do inventar as suas próprias regras de ajustar uma classe ou raça para poder jogar.

No Old School, os livros traziam mais descrições de como a classe ou raça se comportava em vez de mais regras de como ela funciona. Era um livro mais descritivo das vontades e anseios da classe ou raça. Para os antigos esses hábitos são difíceis de esquecer confira nossa adaptação da classe monge para capoeirista:


Entendemos que com a maior distribuição do material foi preciso focar mais nas regras para facilitar ainda mais o trabalho do mestre e dos jogadores.

No Old School a maioria dos livros era em inglês, e os erros de tradução abundavam o material por nossa parte, por isso precisávamos descrever melhor os ambientes para entender realmente como funcionava a cena e o personagem. 

Hoje existem traduções maravilhosas dos materiais publicados em inglês inclusive algumas independentes muito boas. Veja os textos Traduzidos sobre regras

No Old School como era bem complicado para o pessoal entender as regras desse novo jogo e em inglês o foco era as descrições por parte dos jogadores sobre suas ações e não sobre utilizar esse ou aquele equipamento ou talento para resolver o problema.

Hoje existem vários jogadores advogados de regras, deixando as sessões por ai mais lentas, ao nosso ver, menos divertidas.  Para esses um lembrete não esqueça da “regra de ouro”.
No Old School o mestre precisava descrever com maior detalhe, os acontecimentos e a cena,  as vezes precisava inventar uma regra para alguma ação dos jogadores na hora. Claro sempre utilizando o bom senso e o julgamento coerente.

Hoje para a ajuda do mestre, existem regras de como criar cidades, lugares, encontros aleatórios, tornando o mestre e os jogadores em alguns casos dependentes do sistema e das regras.

Os próprios livros perderam um pouco das descrições dos lugares, classes, raças, para focar um pouco mais nas regras. O que não é de todo ruim, ao meu ver, pois só contribui para a divulgação do jogo, pois diminui o esforço do mestre e jogador para criar regras para isso ou aquilo. Facilitando assim para quem deseja iniciar.
Não existe o certo ou o errado em RPG, apenas o, Nós gostamos assim ou Não gostamos assim. Ache o seu ponto de equilíbrio e divirta-se! Esse é o meu conselho para você.

Isso mesmo divirta-se, hoje o RPG está sendo incluído nas escolas (confira o material do Prof. Matheus, ou o trabalho do Prof. Sandro como uma ferramenta poderosa de ensino, mas o único intuito do RPG era a sua essência  diversão.

Se você joga o new, experimente o Old, Foque o seu jogo nas descrições, do seu personagen o que ele prefere, gosta ou faria, se você é o mestre, não se preocupe se o dragão não viveria na rocha e sim porque ele está na rocha. Descreva com detalhes os lugares, as lutas, coloque monstros que apenas morrem, de certa forma e lembre-se, os livros de regras não são a obrigação do que é ou deixa de ser apenas um norte para você.

Em uma de nossas aventuras os personagens se depararam com um monstro de areia, A luta foi ferrenha, pois o monstro não tomava “dano”, as espadas cortavam como manteiga o bicho e nada acontecia, até que os jogadores perceberam que faltava alguma coisa. Então começaram a Bater de lado (chapa) com as armas, e isso funcionou. Esse é um simples evento que você pode utilizar e deixar o seu jogo mais Old School.

Se você só joga no velho estilo, experimente jogar uma arena utilizando as regras e apenas elas. Nós fizemos, já jogamos arena utilizando regras do WOD (world of dakness) e a diversão foi garantida. 


É isso ai pessoal, na verdade não existe o Old nem o New, mas isso é segredo viu...
O que existe é:
Eu me divirto assim!
Eu me divirto assado!
E um bando de jogadores rindo e encontrando os amigos!

Acho que é isso, Deixe seu comentário, sobre o que você prefere Old ou New?


7 Blá blá blá!:

Red Dragon disse...

Ambos os estilos contribuem para o RPG \o/ O importante é se divertir.
Odeio esses monstros de areia, comi um uma vez, vcs já devem imaginar o resultado heheheh.

Dragões do sol Negro disse...

HAUHAUAHAUHAU

o Clérigo disse...

Gostei bastante, principalmente dessa parte:

"No Old School como era bem complicado para o pessoal entender as regras desse novo jogo e em inglês o foco era as descrições por parte dos jogadores sobre suas ações e não sobre utilizar esse ou aquele equipamento ou talento para resolver o problema."

Aprovado pelo Clérigo :D

Dragões do sol Negro disse...

Grande clérigo Obrigado pela visita!

Odin disse...

Concordo com nosso amigo dragão (deves tomar cuidado com o que comes...). Ambos estilos contribuem para o crescimento de nosso hobby.

Apesar de particularmente gostar mais das coisas como eram antes, é inegável que agora muito mais pessoas tem acesso ao RPG, o que é um ponto tremendamente positivo.

Dragões do sol Negro disse...

Concordo com você, nobre odin.
É clérigo reforçando era o diabo entender as regras.

Igor disse...

se a "old school rules" acho que a "new school will earn".

rs

ja fui de reclamar de regra, ja fui de reclamar de mestre apelão. Depois que parei de reclamar, Old e New são praticamente a mesma coisa, só que interpretadas de maneiras preguiçosas e pouco perceptivas.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes