quinta-feira, 18 de novembro de 2010

História das Espadas IX


A Espada de Dâmocles

Dâmocles é uma figura de destaque em uma anedota moral sobre a espada de Dâmocles, que foi uma adição tardia à cultura grega clássica. A personagem pertence mais propriamente a lenda, em vez de mito grego. Dâmocles era um cortesão da corte do rei Dionísio.

O Damocles da anedota era um cortesão servil na corte de Dionísio I de Siracusa, no quarto século aC, tirano de Siracusa. Damocles dizia que, como um grande homem de poder e autoridade, Dionísio era verdadeiramente afortunado. Dionísio ofereceu-se para trocar de lugar com ele por um dia, para que ele pudesse saborear em primeira mão sua fortuna e poder. À noite, um banquete foi realizado, onde Dâmocles gostava muito de ser esperado como um rei. Só no fim da refeição olhou para cima e percebeu uma espada afiada suspensa diretamente acima de sua cabeça por um único fio de cabelo. Imediatamente, ele perdeu todo o gosto para o conforto e pediu licença para Dionísio, dizendo que ele não queria mais ser tão afortunado.

Dionísio teve êxito em transmitir a sensação de medo constante em que vive um grande homem. Cícero usa esta história como o último de uma série de exemplos contrastantes para chegar à conclusão de que tinha sido em direção a uma Disputa nesta quinta, em que o tema é que a virtude é suficiente para viver uma vida feliz. Cícero pede

"Não deixou Dionísio suficientemente claro que não pode haver nenhuma felicidade para a pessoa sobre a qual paira sempre algum medo?"

Um pouco diferente a moral para essa história da espada de Dâmocles que, "O valor da espada não é que ela cai, mas sim, que não reage".
 
Tradução Miro.]
 Texto e Imagem original em: http://www.smashinglists.com/top-14-legendary-swords/


_______♠_______

Agora usando as regras da mesa veja como ficou:

Espada de Dâmocles para D20 3.5
Espada Bastarda +3 | 1d10 |17–20/x2 | 1,5 kg | Cortante.
Especial: Caótica, Afiada, de Mithril +3. A espada quando causa dano dá 1d4 de dano em seu usuário.

_______♠_______

Essa é a nossa versão e a sua versão?
Comente ai embaixo como ficaria a sua versão da arma.

0 Blá blá blá!:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes