terça-feira, 5 de outubro de 2010

Para mestres, Conselhos do Bruxo Argull, Vilões.


Hailsa nobre leitor!

Hoje falarei sobre: Vilões e inimigos em potencial

Por que não se fazem mais vilões respeitáveis e de caráter marcante? Darth Vader, Artemis Entreri e o Coringa são exemplos dignos. O que se costuma usar são vilões do tipo Sauron, um grande mal, poderoso e misterioso, que busca a destruição e ascensão do reino abissal em midle earth (midgard), mas por que algo “tão sério?”
Imagem retirada de:
http://www.thedarkknightwallpaper.com/
Que entediante seria re-usar um padrão assim. Os players precisam ter orgulho de ter um inimigo em potencial, um inimigo pessoal! Um inimigo do mundo já virou tão comum que não surpreende e nem causa inquietação da parte de seus jogadores. Vilões não precisam ter poder infinito pra causar medo, e nem devem. Eles devem ter suas ambições, seu caráter, seus costumes e fraquezas, do contrário, viram alguém que não se enquadram nos modelos reais, e não causam alarme. Afinal, o que é um vilão que não causa medo? Alguma vez lendo ou assistindo a famosa trilogia de Tolkien, você respeitou o perfil de Sauron, ou simplesmente pensou algo do tipo: “ah, esse ai vai ser destruído pelos heróis.” ?

Vamos às premissas!

O bom inimigo deve estar sempre por perto, conhecer os personagens de seus players de perto, conhecer suas fraquezas. Obrigá-los a passar por situações que não queriam passar, tal como serem acusados injustamente por um crime, troncos de árvore tombados na estrada para causar atraso, forçar um estado de alerta constante fazendo ataques em momentos estratégicos como quando os players acamparem para descansar a noite (evitando que se recuperem do cansaço), ou quando estiverem em uma taverna recuperando-se de uma longa viagem. Surpreenda, faça-os odiar o seu vilão e seus capangas, destrua o que eles mais são apegados, suborne pessoas contra eles, tente fazer com que eles nem desconfiem quem é o vilão, faça irem às mesmas festas, ou trabalharem na mesma causa, ou serem da mesma família, deixe o vilão sem aparecer por algumas sessões, depois volte com força total. Se por acaso descobrirem quem é seu vilão, utilize marcas para que os players tenham certeza de quem foi que os sabotou. O inimigo em potencial não é aquele que pode destruir com seus jogadores de uma vez só, é aquele que vai tentar fazer isso aos poucos, que também passa por dificuldades em conquistar poder, um ser com fraquezas.

Faça-o ser detestável, faça com que seja xingado a sessão de jogo inteira, que comentem sobre ele fora da mesa, que se preocupem, que se previnam. O vilão pode ser tanto o cara por trás dos planos terríveis, quem comanda as marionetes, quanto aquele vilão brutal que persegue a qualquer custo, tal como Nemesis da série Resident Evil®, Jason e seu facão ou mesmo um dragão, com várias aparições durante a campanha inteira, proporcionando batalhas memoráveis, que abalem os players: o verdadeiro terror!

7 Blá blá blá!:

Argull disse...

Está longe de mim, querer ensinar algo a vocês. Porém pensem que relembrar desses detalhes é sempre bom

Matheus disse...

Cara, ficuo muito bom mesmo esse texto!
Na real, acho que dos seus textos esse foi o que mais gostei!!!

Parabéns Igor-san!

Argull disse...

Obrigado Matheus,

tomara que tenha sido util de alguma forma.

Eder disse...

Também gostei bastante. Ele me fez lembrar incluseve do nosso adorado CIRUS, mago maldito. Noutra sessão tombamos com mais uma arapuca do canalha. O pior que Amrod colaborou com armadilha. A seu pego esse mardito, vou cobrir ele de porrada...

Igor disse...

hehe, acompanho a campanha assim que o Bardo Cego contar como foi a ultima sessão

Eder disse...

Acho que essa ele vai demorar pra postar, mas pra ajudar: lembra da mulher da qual foi removida a maldição pelo Cirus para o elfo? Pois é, ela foi queimada e tal, mas ela virou uma criatura bizonhenta do inferno e tem o péssimo hábito de voltar à vida depois de algum tempo...

Dragões do sol Negro disse...

Já postei, mas essa historia esta nos escritos elficos que estou a traduzir ainda...
BC

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes