sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Arma de Herói, O chicote I

Muitos heróis já utilizaram essa arma com grande perícia, salvando a eles de vários infortunios. Outras vezes quebrando governos, outras restaurando a ordem e até mesmo salvando o mundo, bem como belas donzelas.
Então porque não utiliza-la como outros já fizeram, aprenda com os mestres, Indiana Jones e Zorro são os mais famosos, mas também existiram outros como: A Mulher Gato, no jogo Castelvania, o cinema e os games são repletos de heróis que utilizam.





Hoje falaremos da terrivel arma o Chicote, e suas nuances.

Um pouco de história:
Um chicote é uma corda entrançada ou tira de couro terminada em ponta e presa a um cabo para fustigar animais (cavalos) e também seres humanos em certos países como forma de castigo pela violação de certas normas instituídas, (adultério, consumo de bebidas alcoólicas como é o caso de alguns países islâmicos (Irã, Arábia Saudita e outros).

Usos:
Na Antiguidade, Idade Média, até finais do século XIX era usado como punição em quase todo o mundo de escravos, de não cumpridores da lei, etc.

O chicote também pode ser utilizado como instumento de defesa pessoal, sendo que esta função já era realizada a pelo menos 2 mil anos atrás, pela guarda real do Tibete (onde os guardiões utilizavam uma lança e um chicote). Hoje em dia, empregam-se algumas técnicas de uso para estalar o chicote, com precisão de local e força, fazendo uso do mesmo, tanto para atingir partes do corpo do oponente, como para mantê-lo (os) afastados.

O chicote também é muito utilizado por pessoas que admiram relações sexuais sadomasoquistas, tendo em atenção que ele oferece a sensação de dominação sobre o parceiro. Contudo o chicote é um instrumento perigoso, podendo o seu uso incorrecto conduzir a sérias lesões. O chicote é muito doloroso e pode causar feridas abertas e profundas, das quais podem resultar cicatrizes vitalícias.

Tipos:
Existem diversos tipos de chicotes, sendo os mais comuns o chicote de tiras e o chicote de tira única.
O chicote de tiras tem geralmente 9 tiras, não sendo tão perigoso nem causador de danos tão graves quanto o chicote de tira única.

Etimologia:
Há dúvidas sobre as origens do termo, vindo, provavelmente, do francês arcaico cicot ("resto de um tronco ou de um galho cortado ou arrancado", tendo passado ao sentido de "ponta de corda de um navio"). Posteriormente, em documentos do século XVIII, ainda na língua francesa, é registrada a palavra chicotte ("trança de cabelo"). Em português, apresentou as seguintes evoluções ortográficas: chicóte, checote e, finalmente, chicote[1].

fonte: wikipédia.


O som que o chicote produz quando estala é do rompimento da barreira do som pela ponta. (aprox. 1.226 km/h)

Livro do jogador pagina 118 descreve o chicote, mas usaremos a descrição do SRD 3.5 - Livro de regras do jogador pagina 85 (é uma tradução mais satisfatória na minha opinião), para quem ainda não tem pode baixar em http://www.darksun.com.br/ é grátis:

Chicote: custa apenas 1 po dano(M) 1d3 decisivo x2 peso 1 kg. tipo Corte

O chicote causa dano não-letal. Ele não causa nenhum dano a qualquer criatura com +1 de bônus de armadura ou maior ou +3 de bônus de armadura natural ou maior. Considerado uma arma de corpo-a-corpo com alcance de 4,5 m., apesar de não ameaçares a área que és capaz de atacar.
Além disso, diferente da maioria das armas com alcance (arma de haste), tu podes usá-lo contra oponentes em qualquer posição dentro do teu alcance (incluindo adversários adjacentes).
Usar o chicote provoca ataques de oportunidade, como se usasses uma arma de ataque a distância.
Tu podes fazer ataques de derrubar com o chicote. Se tentarem te derrubar durante tua tentativa de derrubar, podes soltar o chicote para evitares ser derrubado.
Quando usando um chicote, recebes +2 de bônus em ataques resistidos para desarmar um inimigo (incluindo o teste para evitar ser desarmado se essa tentativa falhar).
Tu podes utilizar o talento Acuidade com Arma para aplicar teu modificador de Destreza ao invés de teu modificador de Força nos ataques com o chicote do teu tamanho, mesmo que ele não seja uma arma leve para ti.

Essa descrição acima é do chicote basico mas existem outros chicotes, feitos de outros materiais depois voltamos a isso.

Entendendo o que é uma arma de haste. SRD 3.5 -livro do jogador pag80

Armas de Haste: Chicote, corrente com cravos, glaive,guisarme, lança, lança longa e ranseur são armas de haste.
Uma arma de haste é aquela arma de combate corpo-a-corpo que permite ao seu usuário atacar alvos que não estão adjacentes a ele. A maioria das armas de haste dobra o alcance normal do usuário, o que significa que um usuário Pequeno ou Médio com tal arma poderia atacar alvos a 3 m. de distância, mas não uma criatura adjacente. Uma criatura Grande usando uma arma de haste apropriada poderia atacar criaturas a 4,5 ou 6 m. de distância, mas não aquelas que estiverem até 3 m. de distância.


Usar Arma Exótica [Geral] SRD 3.5 -livro do jogador pag75
Escolhe um tipo de arma exótica. Tu sabes como usar aquele tipo de arma exótica em combate.
Pré-requisito: Bônus base de ataque +1 (mais For 13 para espada bastarda ou machado de guerra anão).
Benefício: Tu fazes jogadas de ataque com a arma normalmente.
Normal: Um personagem que use uma arma para a qual não tenha Usar Arma recebe –4 de penalidade nas jogadas de ataque.
Especial: Tu podes escolher Usar Arma Exótica várias vezes. Cada vez que selecionas o talento, ele se aplica a um novo tipo de arma exótica. Usar Arma com a espada bastarda ou o machado de guerra anão tem o pré-requisito adicional de For 13.
O guerreiro pode selecionar Usar Arma Exótica como um de seus talentos bônus de guerreiro.

Acuidade com Arma [Geral] SRD 3.5 -livro do jogador pag62

Pré-requisito: Bônus base de ataque +1.
Benefício: Com uma arma leve, chicote, corrente com cravos ou sabre feitos para uma criatura de tua categoria de tamanho, tu podes usar teu modificador de Destreza ao invés de teu modificador de Força nas jogadas de ataque. Se carregares um escudo, sua penalidade de armadura se aplica a tua jogada de ataque.
Especial: O guerreiro pode selecionar Acuidade com Arma como um de seus talentos bônus de guerreiro.
Armas naturais são sempre consideradas armas leves.

Agora vc já conheçe a arma semana que vem falaremos em como podemos melhorar ela. Mas fique com um ultimo video para você entender o que lhe aguarda.




3 Blá blá blá!:

Igor disse...

Beto carrero matou a pau UAEHEAUHAEUHAEAEUHEAUHEAUHEAHUEAHEAUHAEUHAEUEAHEUAHEUAHEUAHEAUHEAUHEAHEAUEHAUEAHEAHEAH!!!!!!!!!!!!!!!

Fábio Silva disse...

Muito bom! Pior que nunca ninguém aqui usou um chicote! Agora vou ver se crio ao menos um NPC!! hehehe.. Show de bola!

Dragões do sol Negro disse...

É por isso que fazemos esse tipo de post, para incentivar o uso de outras armas, Aguarde os novos posts sobre o assunto pois tem mais coisas sobre o chicote.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes