quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Avatar - Não; Não é o azul!



Avatar (não esse não é azul):




Depois do nosso capoeirista, fizemos para você inspirado no filme um modelo para ser aplicado em qualquer personagem. Pesquisando sobre o assunto achamos no nosso companheiro Vale RPG um resuminho de como é a história do avatar e mais um pouquinho empenhados também achamos no  A lenda , se você preferir a classe. Ele adaptou, ou se quiser jogar no mundo de Avatar achamos em inglês Avatar: the Last Airbender d20 A campaign setting for the d20 fantasy rules system, esse aqui está um pouco mais completo. Mas o do pessoal da A Lenda está fantastico.

Nós aqui não faremos uma classe e sim um modelo que pode ser aplicado a qualquer personagem. O modelo é do dobrador, sujeito que pode comandar os elementos, água, ar, fogo e terra, mas apenas um deles.

O despertar:

- Geralmente o personagem já carrega em seu espírito o poder para dobrar os elementos e apenas um dos elementos seja ele água, ar, fogo e terra.

Então devido a algum acontecimento em sua vida o poder desperta, pode ser tentando salvar a vida de alguém próximo ou não, tentando proteger a sua própria vida ou mesmo tentando atacar alguém, nesses casos extremos ele desperta o seu poder.

Para definir o poder liberado deve-se jogar 1d4 e o numero será pela seqüência um dobrador de água, ar, fogo ou terra.

Ele também ganha redução de dano 2 para o elemento ao qual ele é um dobrador.

Com exceção dessa primeira vez, as próximas caso deseje ignorar o poder contido e não aprimorá-lo ele poderá mover os elementos como a magia telecinesia ou mãos mágicas.


Decidindo aprimorar o seu Dom:

A partir daqui a classe funciona como uma classe de prestígio.
Pré-requisitos: Sabedoria 11, Conhecimento (dos elementos{agua ou ar ou fogo ou terra} 4 graduações)

Após despertar e somente assim ele pode, começar a treinar para aprimorar o seu dom, isso exige dele dedicação total e exclusiva. Sua classe anterior será abandonada seus dados de vida até agora permanecem mas os subsequentes mudam para 1d6.

Suas habilidades até agora não são perdidas, nem seu conhecimento de armas ou armaduras ou bonus de ataque ou habilidades sobrenaturais que tenham adquirido.
Habilidades: A Sabedoria principal atribudo de um dobrador ou deveria ser pelo menos pois permite utilizar o dom com maior eficiência. A Destreza aprimora as principais perícias da classe.. A Constituição é importante pois ele tem pouco pontos de vida.
Tendência: Qualquer.
Dado de Vida: d6.
Perícias de Classe:
As perícias de classe de um dobrador (e a habilidade-chave para cada perícia) são: Acrobacia (Des), Arte da Fuga (Des), Concentração (Con), Conhecimento (elementos) (Int), Equilíbrio (Des), Escalar (For), Observar (Sab), Ofícios (Int), Ouvir (Sab), Profissão (Sab), e Saltar (For).
Pontos de Perícia no 1° nível: (2 + modificador de Int) x4.
Pontos de Perícia por Nível: 2 + modificador de Int.

Características da Classe:
Usar Armas e Armaduras: Um dobrador sabe usar todas as armas simples.
Dons: Um dobrador pode manipular um elemento de acordo com o seu despertar, sendo incapaz de dominar os outros três elementos (menos o Avatar que pode fazer isso com qualquer um dos elementos).
Para utilizar os dons, um dobrador deve possuir um valor de Sabedoria de pelo menos 10 + o nível do dom. A Classe de Dificuldade para um teste de resistência contra o dom é de 10 + nível do dom + modificador de Sabedoria.

Um dobrador só pode dominar uma certa quantidade do elemento por dia, dependendo de seu total de pontos de dom. Além disso, ele recebe capacidade de utilizar os dons adicionais por dia se possuir um alto valor de Sabedoria (da mesma forma que um feiticeiro).

Quaisquer dons que não forem utilizados em um dia, são perdidos durante o sono, não podendo ser acumulados. Um dobrador precisa de oito horas de descanso por dia para recuperar seu total máximo de dons por dia.

Ataque Desarmado: No 1° nível, um dobrador recebe Ataque Desarmado Aprimorado como um talento adicional. Seus ataques podem ser intercalados com qualquer dos punhos ou até mesmo com os cotovelos, joelhos e pés. Isso significa que um dobrador pode fazer ataques desarmados até com as suas mãos cheias. Não existe ataque com a mão inábil para o dobrador ao atacar desarmado. Um dobrador pode então aplicar seu bônus de Força total em jogadas de dano em todos os seus ataques desarmados.
Geralmente, seus ataques desarmados causam dano letal, mas pode escolher causar dano de contusão, ao invés, sem penalidade em suas jogadas de ataque. Ele tem a mesma opção de causar dano letal ou contusão enquanto agarrando.
Seu ataque desarmado é tratado tanto como uma arma manufaturada quando arma natural para o propósito de magias e efeitos que aumentam ou melhorem armas manufaturadas ou naturais.
Um dobrador também causa mais dano com seus ataques desarmados do que uma pessoa normal.
Dano Dobrador médio.
1º - 3º 1d6
4º-7º 1d8
8º-10º 1d10

*Evasão (Ext): No 2° nível ou superior se o dobrador passar num teste de Reflexos contra um ataque que normalmente causaria metade do dano num teste bem-sucedido, ao invés, não leva dano. A evasão pode ser usada somente se o dobrador estiver usando armadura leve ou nenhuma armadura. Se estiver indefeso, um dobrador não recebe o benefício de evasão.

Sexto Sentido (Ext): No 3° nível, o dobrador adiciona o seu bônus de Sabedoria (caso possua) à sua Classe de Armadura.

Queda Suave (Ext): No 4° nível ou superior, se um dobrador possuir pelo menos um dom e estiver em condições para utilizar, ele pode usar seus talentos acrobáticos em junção com seu poder elemental para amortecer sua queda. Ao receber essa habilidade pela primeira vez no 4º nível, um dobrador recebe dano como se a queda fosse 6m mais curta do que realmente é. Sua habilidade de amortecer a queda (isto é, e reduzir a distância efetiva de sua queda quando possibilitado de utilizar dobras) melhora com seu nível de dobrador.

Talento Adicional: No 5° nível, e no 10º o dobrador pode selecionar um talento adicional. Este talento é diferente daqueles que o dobrador recebe por avanço de nível. Um dobrador ainda precisa ter os pré-requisitos normais desses talentos para selecioná-los.

**Evasão Aprimorada (Ext): No 9° nível, a habilidade de evasão do dobrador melhora. Um dobrador continua não sofrendo dano se passar num teste de Reflexos, e se falhar sofre apenas a metade do dano.


Nivel
BAB
For
Ref
Von
Especial
Dons por dia
0
+0
+2
+2
+2
Dom, RD+2 elemento, telecinésia
5
3
-
-
-
-
+1
+2
+3
+3
Evasão*
6
4
-
-
+2
+3
+3
+3
sexto sentido
6
5
-
-
-
-
+3
+3
+4
+4
Queda Suave 6m
6
6
3
-
-
-
+3
+3
+4
+4
Talento Adicional
6
6
4
-
-
-
+4
+4
+5
+5
Queda Suave 9m
6
6
5
3
-
-
+5
+4
+5
+5
-
6
6
6
4
-
-
+6/+1
+4
+6
+6
Queda Suave 12m
6
6
6
5
3
-
+6/+1
+5
+6
+6
Evasão aprimorada**
6
6
6
6
4
-
10º
+7/+2
+5
+7
+7
Talento adicional, Queda Suave 15m
6
6
6
6
5
3
* Serve apenas para o elemento escolhido, caso o ataque seja de um elemento que não foi o escolhido em seu despertar, jogue normalmente



** Serve apenas para o elemento escolhido, caso o ataque seja de um elemento que não foi o escolhido em seu despertar, considere como evasão normal

Os dons dos Dobradores funcionam como magias dos respectivos círculos, inclusive se o mestre permitir pode escolher magias dos elementos relacionados como magias dos dons ou outras magias e converte-las para o seu elemento.

No caso de utilizar as magias os Dobradores nunca precisam de foco, ou foco magico, ou mesmo dos reagente, uma vez que só conseguem utilizar os seus Dons para manipular os elementos a sua vontade. Caso o elemento não exista coisa praticamente impossivel, eles serão incapazes de utilizarem os seus dons.

Dons que se desenvolve por nível (ou aprende como os feticieiros)

1º-4/2
2º-5/2
3 º -5/3
4 º -6/3/1
5 º -6/4/2
6 º -7/4/2/1
7 º -7/5/3/2
8 º -8/5/3/2/1
9 º -8/5/4/3/2
10 º -9/5/4/3/2/1

Como funciona inspirados no A Lenda, passamos um pente e um baton nele e:

Água: Permite o controle de água, vapor e gelo, sendo que seus dobradores são capazes de alternar rapidamente o estado físico da água. Além dos efeitos básicos, um dobrador de água pode saber instintivamente se um líquido é próprio para consumo, além de poder remover a umidade de quase todos os materiais, os secando instantaneamente.

Ar: Envolve o domínio de qualquer forma de gás. Além do comum, os dobradores do ar podem saber a velocidade e direção de um vento.

Fogo: Relacionado com chamas, calor e, em níveis elevados, relâmpagos. Além dos usos normais, o dobrador de fogo pode saber suportar grandes intensidades de calor (mas não da mesma forma que a magia Resistência a Elementos), além de saber a temperatura exata de um corpo, apenas estando em sua presença.

Terra: Terra, rocha, cristais, areia, e metal. Além das habilidades compartilhadas com os outros elementos, um dobrador da terra sabe a resistência de um material com um mero toque (efetivamente ele é capaz de saber a Dureza de um objeto de terra/rocha/metal com apenas um toque), além de conseguir discernir se jóias e metais são falsos ou não.

Todos os elementos ainda são capazes de certos efeitos comuns, que não importando o elemento têm os mesmos resultados, variando apenas o grau de poder do dobrador que os utiliza.


Limites das Dobras

Mesmo quando um Dobrador usa sua inteligência e imaginação, sempre há limites para aquilo que suas dobras conseguem fazer.

Não importa o elemento usado, esses limites são determinados pelo nível do Dobrador. Se você decide usar suas dobras para levantar peso, por exemplo, não faz diferença um jato de ar ou coluna de pedra. Um jato de ar lançado por um dobrador de 5° nível é mais poderosa que uma coluna de pedra erguida por um Dobrador de 2° nível.

Causando Dano: todos os elementos podem ser usados para causar dano. Com o Fogo você pode disparar chamas pelas mãos, enquanto a Água permite fazer disparos de água sob pressão capaz de cortar o aço. A Terra lança rochas e areia contra seu alvo; o Ar faz ataques sônicos. O tipo exato de ataque depende de sua imaginação. Não importando sua forma, o resultado é o mesmo: 1d6 pontos de dano por nível de Dobrador. Assim, um Dobrador de 2° nível pode causar 2d6 pontos de dano (ou menos, à sua escolha). Não importa a natureza do ataque, o alvo tem direito a um teste de Reflexos para sofrer apenas metade do dano. Personagens com as habilidades Evasão ou Evasão Aprimorada também podem utilizá-las.

Força Bruta: quando um efeito realiza esforço físico (por exemplo, forçar uma porta com um braço de pedra, ou um jato d'água), esse efeito sempre tem Força igual a seu nível de Dobrador + valor de Sabedoria. Então, um dobrador de 3° nível com Sabedoria 18 (+4) pode criar efeitos com Força 7.

Alcance: um efeito não pode ir mais longe que 20m. por nível de Dobrador até um máximo de 200m. no 10° nível). Além disso, o Dobrador sempre deve ter uma linha de visão até o lugar do efeito.

Proteção: você pode usar seu dom para se proteger, criando uma parede de fogo, uma armadura de pedra, um escudo de gelo ou alguma outra coisa. O efeito escolhido oferece um bônus em sua CA, igual ao nível do Dom. Então, um Dobrador de 6° nível pode criar efeitos protetores que oferecem CA+3. para isso ele gastou um uso diário do seu dom como se fosse uma magia.

Resistência ao Elemento: de forma parecida com "Proteção", você pode gerar efeitos que tornam alguém resistente a dano causado pelo elemento escolhido. Enquanto o efeito está ativo, o alvo ignora os primeiros X pontos de dano causados por aquele elemento (X é igual ao nível do Dom + modificador de Sabedoria). Então, um dobrador do ar de 4° nível com Sabedoria 16 (+3) pode oferecer resistência a energia (sônico) 5. Se utilizar um dom de 2º nivel

Velocidade: se usar um efeito para transporte (como levitar usando o vento, ou ser carregado por uma onda), a velocidade máxima que você pode atingir é igual a 5m. por rodada, por nível do Dom utilizado, até um máximo de 50m./rodada no 10° nível.

Número de Alvos: se quiser lançar um efeito que afeta um maior número de alvos (por exemplo, uma chuva de chamas que atinge dois alvos, em vez de um), o poder da dobra (mas não seu nível) é reduzido em -1 nível do Dobrador para cada alvo adicional. Por exemplo, digamos que você é um Dobrador da Água de 8° nível. Você poderia criar um escudo protetor de água capaz de oferecer CA+8 para uma única pessoa. No entanto, para proteger duas pessoas ao mesmo tempo, o dom oferece CA+7. Para três pessoas, seria CA+6, e assim por diante. Em todos os casos, esta ainda será considerada um dom de 4° nível.

Duração: um efeito sempre dura 1 rodada por nível de Dobrador. Pode-se prolongar essa duração para 1 minuto/nível reduzindo o poder pela metade (arredondado para baixo). Por exemplo, uma armadura de Terra lançada por um dobrador de 5° nível oferece CA+5 por 5 rodadas, ou então CA+2 durante 2 minutos. Dons que causam dano são sempre instântaneos (ou seja, elas acabam na mesma hora que são lançados, embora o dano permaneça até ser curado).

Sobre o AVATAR = bem digamos que ele simplesmente pode fazer isso com todos os elementos sem distinção.

Acho que é isso espero que tenha gostado, comente ai em baixo caso não.
E para maiores informações e detalhes visite:

-http://sites.google.com/site/avatard20/home

eles fizeram um ótimo trabalho.

15 Blá blá blá!:

Camus disse...

uhn cara me chamem de tradicionalista, mas ainda sinto mais segurança numa adaga, alaude e na arte marcial suprema dos bardos e ladinos (100 metros rasos hehehehe) do que em poderes psionicos (não julgo que sejam personagens ruins mas sim que não fazem meu estilo de jogo.)

A adaptação da classe ficou boa no entanto é dificil conseguir consiliar isso, pessoas que entendam progressão com plot de história.

(confesso que sou um que não consegue seperar mais poder de historia para criar personagens bons sem super poderes... mas vou conseguir voltar aos primordios hehehe)

Mas é isso ae vamos ver como ela funciona em mesa, quem é o primeiro a montar a classe?

Camus BloodStorm Havora

Eder disse...

Curto muito o anime e estou muito afim de ver o filme. A ficha do personagem então, ANIMAL. Valeu Finão, curti demais da conta.

Dragões do sol Negro disse...

Cara se vc curte mermo o anime ou desenho hehehe.
Confere nos links os caras fizeram muito material para o desenho. Com ambientaçãos e tudo mais.

Mr Red disse...

A história de Ang é muito boa, adaptações sempre são muito bem vindas, mas acho que deveria existir um sistema próprio pra esse cenário, é tudo muito fechadinho no enredo e história, merece um sistema de dobras que não dependa dos conflitos do D&D.

Mas ficou bem bacana a adaptação. Ainda vou testar.

Dragões do sol Negro disse...

Opa Mr red, seja bem vindo, mais uma vez, a casa é sua.
Bem eu não sou a favor de criar novos sistemas, mas reconheço que tem rasão quando diz que o cenário é bem fechado no enredo da história. E adptações são sempre adaptações hehehe.
Os links que passei lá em cima o pessoal desenvolveu muito material para utilizar no D20, derrepente ajude.
E obrigado, teste ai e volte para nos contar como foi a experiência.

RPG Forever disse...

Gostei bastante. Vou aproveitar.

taf39 disse...

Quando li uma classe dobrador tipo avatar primeira coisa que veio a mente.. pq nao tem um monge com magia... acabei de ler e vi que eh exatamente isso (como comparacao logico) achei boa a ideia do dobrador elemental, gostaria sim de fazer um, acho que seria bem legal e bem jogavel, mas acho que ainda pode ter alguma coisa a mais .. pra chamar mais atencao ... pra criar mais vontade no player. uma melhora podia criar uma arma a comando, ou algo do genero, mas sim.. esta bem legal sim! soh uma pergunta, classe primaria ou de prestigio?

Dragões do sol Negro disse...

OPA, Taf39 é um modelo a ser aplicado ou seja pode ser usado em qualquer nivel classe a efins.
Mas depois como classe base ele sobe.

Eder disse...

De novo, curti demais, é muito ter isso como referência.

mestreurbano disse...

Gostei bastante.

Será que meu mestre vai deixar usar????

abs

Slayer disse...

uou...ficou bom pra caramba....\o/

PluckTheDuck disse...

Curti pacas. Especialmente o seu modelo. O d'A Lenda é meio apelão, só serve se fosse um mundo com vários dobradores.

Dragões do sol Negro disse...

Pense assim Pluck ele é apelão sim, tbm acho, mas imagine num mundo onde os personagens devem proteger ele pois todo o resto deseja matar ele ou tomar o seu poder.
Na verdade não seria tão apelão assim pois todo mundo é um inimigo em potencial.

Mr G disse...

Cara gostei muito do seu modelo.
Pena que, na minha opinião, é um material muito bom para um filme medíocre como este^^

Alguns dobradores (como a Soka), já têm um talento nato que, no caso dela, ainda pode ser expandido. Como isso se prevê no sistema? Veja que não estou falando de subir de nível normalmente, e sim de alguém que tenha propensão à aprender com mais velocidade =]

Abs^^

Dragões do sol Negro disse...

Oi Mr G, Seja bem vindo!

Olha nós resolvemos assim, veja se concorda?

Ela tem um talento "nato", como saltar todo mundo sabe saltar, mas para ser um saltador você precisa treinar, no caso dela precisa se aprimorar para despertar esse talento e poder utilizar todas as suas variantes. E isso nada mais é que uma classe de prestígio.
Mesmo o filme sendo medíocre como disse, nele mostra eles se dedicando no treinamento ou seja treinando.
Assim você consegue colocar regras no poder
dela.
Espero que tenha sanado sua dúvida. Mas essa é a nossa solução e como entendemos, claro que você pode ter a sua ou mesmo uma sugestão melhor.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes