quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mnar, responde; Combater com Duas Mãos! Minha preferida! (C)


Sejam bem vindos aqui, sou Mnar o Urso e continuaremos com:

Combate com Duas Mãos


Na semana passada, demos uma boa olhada no combate com duas armas. Nesta semana, vamos examinar brevemente os prazeres de lutar com uma arma dupla, e então vamos seguir com alguns exemplos de combate com duas armas e terminar considerando alguns tópicos relacionados.

Combatendo com Uma Arma Dupla

Como descrito na Parte Um, uma arma dupla possui um instrumento de corte, concussão ou perfuração em cada ponta. Ao criar uma arma dupla obra-prima ou mágica, é preciso que os custos apropriados sejam pagos para cada ponta da arma.

Muitas pessoas se esforçam para tornar as armas duplas complexas e difíceis de usar em jogo. Não há necessidade de agonia em relação as armas duplas, contudo. Em combate, o personagem pode usar apenas uma ponta da arma dupla ou ambas. Se ele escolher usar as duas pontas, determine os ataques exatamente como se ele estivesse usando uma arma de uma mão e uma arma leve. (Um dos exemplos nas seções seguintes usa uma arma dupla.)

Se ele escolher usar apenas uma ponta da arma dupla, ele precisa escolher qual ponta usar (apesar de algumas armas duplas terem as mesmas estatísticas de jogo). Não importa a ponta escolhida, como o personagem usa uma arma dupla com as duas mãos, ele ganha 1,5 x bônus de Força na jogada de dano de um golpe. Esta característica torna as armas duplas particularmente úteis. É possível empregar as duas pontas ao usar uma ação de ataque total. Se o personagem está limitado a uma ação de ataque (como acontece quando ele precisa usar uma ação de movimento para chegar no alcance do combate corporal), ele pode usar apenas uma ponta e empunhar a arma com as duas mãos para ter um pequeno dano adicional.


Exemplos de Combate com Duas Armas

Os conceitos apresentados até agora nesta série devem se tornar claros com os seguintes exemplos:


Combater com Duas Armas de Uma Mão: Alcantar é um guerreiro humano de 7º nível com Força 16, os talentos Combater com Duas Armas, Foco em Arma (espada longa) e Especialização em Arma (espada longa).

Alcantar tem bônus base de ataque +7, +3 de bônus de Força, e duas espadas longas, uma com +2 de melhoria e a outra obra-prima.

Se Alcantar escolher lutar com as duas espadas longas, ele sofre -4 de penalidade nas mãos primaria e inábil (veja a Tabela 8-10 no Livro do Jogador). Com uma ação de ataque total, ele pode fazer dois ataques com a mão primária (graças ao bônus base de ataque +7) e um ataque com a mão inábil. Se ele usar a espada longa +2 na mão primária, os seguintes bônus e penalidades seriam aplicados aos ataques com a mão primária: +3 de Força, +2 de melhoria, +1 foco em arma, -4 combater com duas armas. O bônus base de ataque dos dois ataques seria +7/+2. Alcantar recebe todos os +3 de bônus de Força se no dano se acertar com sua mão primária.

Se Acantar usar a espada longa obra-prima em sua mão inábil, os seguintes bônus e penalidades seriam aplicados aos ataques com a mão inábil: +3 Força, +1 obra-prima, +1 foco em arma, -4 combater com duas armas. O bônus base de ataque seria +7, e Alcantar recebe apenas metade dos +3 de bônus de Força (arredondado para baixo para +1) se no dano se acertar com sua mão primária.

A tabela abaixo mostra os bônus de ataque e dano para os ataques com duas armas de Alcantar.


Bônus de Ataque e Dano*
Mão primária
+9/+4
1d8+7
Mão inábil
+8
1d8+3


* O bônus de dano da arma na mão primaria é +3 de Força, +2 de melhoria e +2 da especialização. Na mão inábil, o bônus é +1 de Força (metade de +3) e +2 da especialização.


Combater com Uma Arma de Uma Mão e Uma Arma Leve: Vamos supor que Alcantar tenha os mesmos valores de habilidade e talentos do exemplo anterior, mas ele decide usar uma espada curta obra-prima em sua mão inábil ao invés da espada longa obra-prima.

Alcantar sofre -2 de penalidade nas mãos primaria e inábil. Com uma ação de ataque total, ele pode fazer dois ataques com a espada longa em mão primária e os seguintes bônus e penalidades seriam aplicados: +3 de Força, +2 de melhoria, +1 foco em arma, -2 combater com duas armas. O bônus base de ataque dos dois ataques seria +7/+2.

Com a espada curta obra-prima em sua mão inábil, os seguintes bônus e penalidades seriam aplicados: +3 Força, +1 obra-prima, -2 combater com duas armas. O bônus base de ataque seria +7.

A tabela abaixo mostra os bônus de ataque e dano para os ataques com duas armas de Alcantar.


Bônus de Ataque e Dano*
Mão primária
+11/+6
1d8+7
Mão inábil
+9
1d6+1



* O bônus de dano da arma na mão primaria é +3 de Força, +2 de melhoria e +2 da especialização. Na mão inábil, o bônus é +1 de Força (metade de +3).


Combater com Uma Arma Dupla: Agora vamos supor que Alcantar possui os mesmos valores de habilidade do primeiro exemplo e os seguintes talentos: Combater com Duas Armas, Usar Arma Exótica (espada de duas lâminas), Foco em Arma (espada de duas lâminas) e Especialização em Arma (espada de duas lâminas).

Vamos assumir também que Alcantar tenha uma espada de duas lãminas que tenha uma ponta com +2 de bônus de melhoria e uma outra ponta apenas obra-prima. Os bônus e penalidades quando Alcantar ataca com a espada de duas lâminas são bem parecidos com os do exemplo anterior, exceto que Alcantar recebe os benefícios dos talentos Foco em Arma e Especialização em Arma para as duas pontas da arma. A espada de duas lâminas também causa um pouco mais de dano, como mostrado abaixo:


Bônus de Ataque e Dano*
Mão primária
+11/+6
1d8+7
Mão inábil
+10
1d8+3



* O bônus de dano da arma na mão primaria é +3 de Força, +2 de melhoria e +2 da especialização. Na mão inábil, o bônus é +1 de Força (metade de +3) e +2 da especialização.


Outros Tópicos Relacionados

Aqui temos alguns pensamentos sobre alguns tópicos adicionais relacionados ao combate com duas mãos.


Maneiras de Manter a Classe de Armadura

Uma das maiores desvantagens de combater com as duas mãos é a redução sofrida na Classe de Armadura por não usar um escudo. Isso pode ser compensado de várias maneiras.

Usar um Escudo Animado: A propriedade para escudo mágico animado é bem cara (o equivalente a aumentar o bônus de melhoria em +2), mas ela libera as suas mãos enquanto fornece o bônus na Classe de Armadura do escudo. Infelizmente, o personagem também recebe quaisquer penalidades associadas ao escudo, incluindo a penalidade de armadura que é aplicada aos ataques feitos em conjunto ao talento Acuidade com Arma.

Usar um Broquel: O personagem pode usar um broquel amarrado ao seu antebraço e usar aquele braço para empunhar uma arma. Este braço poderia usar a arma inábil ou pode ser usado para uma arma de duas mãos. Ele recebe -1 de penalidade nos ataques feitos com o braço que tem o broquel (mesmo se for apenas uma das duas mãos usadas para empunhar uma arma de duas mãos).

Se o personagem atacar com o braço que usa o broquel, ele não recebe o bônus na Classe de Armadura, mas pelo menos ganha o bônus de escudo quando não está atacando. Ele perde o bônus de escudo no momento que ele declara o ataque com o braço do escudo, e não recupera este bônus de escudo ate o inicio do seu próximo turno.



Da página 123 do Livro do Jogador

Broquel:
Este pequeno escudo metálico é amarrado no antebraço do personagem, permitindo o uso de uma besta ou arco sem penalidades. O personagem também pode usar o braço do escudo para empunhar uma arma (seja uma arma na mão inábil ou para empunhar uma arma de duas mãos), mas isso acarreta -1 de penalidade na jogada de ataque em função do peso adicional no braço. Essa penalidade se acumula com o modificador de lutar usando a mão inábil ou combater com duas armas. Quando usar a arma na mão inábil, o personagem não recebe o bônus do broquel na CA durante o restante da rodada.

Não é possível executar um ataque usando um broquel.




Usar um Ataque com o Escudo: Um escudo leve ou pesado (com ou sem cravos) pode ser usado como uma arma na mão inabil para um ataque com duas armas. O escudo pesado conta como uma arma de uma mão. O escudo leve conta como uma arma leve. Assim como acontece com o broquel, o personagem perde o bônus de escudo na CA quando faz um ataque com ele. O talento Ataque com Escudo Aprimorado, contudo, permite que ele permaneça com o bônus de escudo na CA enquanto bate com um escudo.

Usar o talento Bloqueio Ambidestro: Este talento fornece +1 de bônus de escudo na Classe de Armadura quando o personagem usa duas armas ou uma arma dupla. Ele precisa simplesmente segurar as armas ou arma dupla para receber o bônus de escudo. Se ele estiver lutando defensivamente ou usando a ação de defesa total, o bônus de escudo do talento aumenta para +2.


Usando Talentos Avançados para Combate com Duas Armas

Os talentos Combater com Duas Armas Aprimorado e Combater com Duas Armas Maior permitem que o personagem faça ataques adicionais com a mão inábil. Combater com Duas Armas Aprimorado fornece um ataque adicional com a mão inábil com -5 de penalidade. Combater com Duas Armas Maior fornece um terceiro ataque adicional com a mão inábil com -10 de penalidade. Aqui temos um exemplo destes dois talentos em ação.

Vamos presumir que nosso amigo Alcantar é agora um guerreiro de 11º nível com Força 16 e os seguintes talentos: Combater com Duas Armas, Combater com Duas Armas Aprimorado, Combater com Duas Armas Maior, Usar Arma Exótica (espada de duas lâminas) Foco em Arma (espada de duas lâminas) e Especialização em Arma (espada de duas lâminas).

Também vamos presumir que Alcantar tenha uma espada de duas lâminas com +2 de bônus de melhoria em cada ponta.

Alcantar tem bônus base de ataque +3 e +3 de bônus de Força.
Se Alcantar escolher lutar com as duas pontas da sua espada, ele sofre -2 de penalidade nas mãos primaria e inábil (veja a Tabela 8-10 no Livro do Jogador). Com uma ação de ataque total, ele pode fazer três ataques com a mão primária graças ao bônus base de ataque (+11/+6/+5), mais três ataques com a mão inábil (também +11/+6/+1). Graças ao seu equipamento e talentos, os seguintes bônus e penalidades são aplicados às duas mãos: +3 de Força, +2 de melhoria, +1 foco em arma, -2 combater com duas armas. A tabela abaixo mostra os bônus de ataque e dano.


Bônus de Ataque e Dano*
Mão primária
+15/+10/+6
1d8+7
Mão inábil
+15/+10/+6
1d8+5



* O bônus de dano da ponta na mão primaria é +3 de Força, +2 de melhoria e +2 da especialização. Na mão inábil, o bônus é +1 de Força (metade de +3), +2 de melhoria e +2 da especialização.


Conclusão

E isso termina nossa olhada no combate com duas mãos. Esperamos que você tenha mais facilidade em descomplicar quaisquer situações envolvendo combatentes com duas mãos e tenha algumas ideais em relação ao uso destas regras para o seu personagem.



Materia original Skip Willians para site Wizard e tradução original de Gilvan Gôlveia para o site Rede RPG 18/03/2007.

4 Blá blá blá!:

o Clérigo disse...

Eu fico imaginando o General Grievous do Star Wars com essa perícia... poderia ser também o Goro ou a Sheeva (Mortal Kombat), hehehe

Odin disse...

Por Asgard, fizeste uma intensa pesquisa, nobre bardo. Parabéns!

Dragões do sol Negro disse...

Que bom que gostaram.
Fico feliz de estar agradando os amigos!

Willian disse...

Que lgl magina que lgl fica jogando!!
Deve ajudar pra caranba!!

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes