quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mnar, responde; O Que COMBA E O QUE NÃO COMBA! (D)

Boa tarde pessoal, sou Mnar o URSO, e hoje vamos concluir o nosso assunto sobre:

O que COMBA e o que NÃO COMBA!





Exceções às regras e outras coisas importantes de se lembrar.

Vamos falar sobre as exceções às regras e outras coisas importantes focado na questão: Comba ou não comba?

Exceções às regras para Combar os Bônus
Como acontece com muita coisa no jogo D&D, as regras gerais são simples - são as exceções que se tornam difíceis. Vejamos alguns exemplos:


Os bônus do mesmo tipo.
Como observado anteriormente, os bônus de mesmo tipo (e com o mesmo nome) não comba, mas essa frase nem sempre é verdade:

Bônus de Circunstância: bônus de Circunstância Comba quando eles surgem a partir de diferentes circunstâncias. Por exemplo, você pode receber um bônus de circunstância para Furtividade quando você está andando sobre uma superfície macia, como areia ou musgo. Você também pode receber um bônus de circunstância para Furtividade quando se deslocam em um ambiente muito barulhento.

Bônus Esquiva: Um bônus de esquiva afeta sua Classe de Armadura. Todos os Bônus de Esquiva Combam. A maioria dos tipos de bônus têm nomes de modo que você pode dizer qual combar. Bônus de esquiva é chamado assim para você saber quando comba e quando não comba. Por exemplo, você não pode usar o bônus de esquiva quando estiver surpreso ou quando você está sendo negado seu bônus de Destreza. De resto comba ele!

Bônus Sem nome: Um bônus que comba com tudo exceto ele Mesmo. Isso sempre é verdade, mas às vezes é difícil lembrar. Por exemplo, muitos talentos oferecem bônus sem nome, então não entre em pânico quando você ler uma descrição de talento que dá um bônus sem nome. Um bônus sem nome comba com qualquer outro Bônus, no entanto você não pode Combar bônus sem nome repetidos.

Bônus Sinergia: O que antes era chamado de bônus de sinergia na versão anterior do jogo D&D agora é apenas um bônus sem nome. Por exemplo, se você tiver 5 ou mais graduações na perícia Adestrar Animais, você recebe um bônus de +2 em testes de Cavalgar e testes de empatia com a natureza. Como um bônus sem nome, este se acumula com outros bônus que você pode ter em cavalgar ou testes de empatia com a natureza.


Bônus Base de Ataque e Bônus de resistência
O bônus base de ataque e bônus base de resistências que o personagem recebe a partir de níveis de classe - ou uma criatura que receba devido aos seus dados de vida- não são bônus na verdade. (Essa é uma razão pela qual base de ataque e resistência não são mencionados na seção Tipos de Bônus no capítulo 2 do Guia do Mestre). Esta é uma situação onde a Terminologia do jogo ficou um pouco embaralhado. Mas bônus base de ataque e bônus de resistência são chamados de "bônus" estritamente como uma questão de conveniência, principalmente porque você escreve e usa apenas como um bônus normal.

Você pode tratar um bônus base de ataque ou bônus de resistência como um bônus sem nome, mesmo porque o ataque bônus e de resistência de duas ou mais classes sempre Comba. Lógico que você não pode pegar a mesma classe duas vezes, apenas ganhar niveis nela.

Também é importante lembrar que você não ganha ataque extra quando você ganha bônus na base ataque. Por exemplo, se seu bônus base de ataque de todas as suas classes é +7, você pode fazer dois ataques quando você usa a ação de ataque total (+7 / +2). Se você ganhar +3 de bônus de habilidade(força por exemplo) para os seus ataques e +2 bonus de melhoria na arma você ainda receberá apenas dois ataques, mas soma-se +2 e +3 (para um total de +5 ) a cada ataque (+12 / +7).


Bônus inerente e aumenta a capacidade baseado em níveis
Quando você tem um bônus inerente a um valor de habilidade, você está limitado a um bônus +5 inerentes a qualquer valor de habilidade única. Desde que o bônus inerente tenha um nome, não se acumulam com outro Bônus inerente (então tenha cuidado com os manuais e tomos). O aumento de habilidade que você recebe em todos os quatro níveis de personagem não é uma gratificação inerente, o valor de habilidade que você escolhe para aumentar só se torna maior.


Palavra Final
Isso é tudo que existe. Não há muito para Combar os bônus. Basta lembrar as regras básicas:
Bônus com nomes diferentes Comba.
Bônus com os mesmos nomes se sobrepõem (não Combam)
Bônus sem nomes Comba com qualquer outro bônus (mas não com eles mesmo).


Lembre-se as exceções principais:

Bônus Esquiva comba uns com os outros.

Bônus de circunstância se combam quando eles surgem a partir de diferentes circunstâncias.



Semana que vem falaremos sobre outro assunto, pois existe muita coisa ainda a ser explicada e muitas dúvidas a serem sanadas. Que os deuses os ajudem e que vocês sobrevivam, sempre a todas as interpéries. Até semana que vem!




O artigo ORIGINAL é do Skip Williams, traduzi um pouco e adaptei outro espero que gostem e que resolvam alguma dúvidas.

5 Blá blá blá!:

Odin disse...

Brilhante conclusão, bravo Mnar.

As últimas palavras, em especial, fornecem um pequeno e eficiente resumo sobre o assunto.

Dragões do sol Negro disse...

Obrigado, brilhante é bom gostei apartir de hoje vai ser Mnar o Brilhante!
Se bem que é meio elfo a coisa hheheh

Eder disse...

Todas informações interessantes de se saber, mas o duro é encontrar itens para tanto. Da forma como nossos personas vivem, raramente tem oportunidade de se equiparem. O negócio é no braço mesmo. E isso não é uma reclamação. Pois o jogo ocorre da forma que tem que ser. Não como nos jogos para PC ou similares, levantei uma pedra, oh, um machado duplo +2/+1d6 de fogo... Sem essa. Tem que ser suado mesmo.

Dragões do sol Negro disse...

Mas servem para magias tbm não só para itens hauahau.
outra coisa

taf39 disse...

veja sempre fica aquela duvida, se tem o sinal de + comba... mas se tem o mesmo nome nao.. enfim isso acaba um pouco com isso, muito bom Mnar, mas nao o brilhante! eheheheheh

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes