quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mnar, responde; O Que COMBA E O QUE NÃO COMBA! (C)

Salve seres de raciocinio curto, meu nome é Mnar o URSO, retornei essa semana, para continuarmos o nosso assunto:

O que COMBA e o que NÃO COMBA!


Continuando agora vamos falar sobre o bônus de ataque, teste de Reflexos, e as possibilidades de saltos do personagem no exemplo.
Depois de falarmos sobre a armadura , vamos dar uma olhada no bônus de ataque do nosso exemplo. Depois vamos passar para o teste de Reflexos e depois para o teste de saltar.


Bônus de Ataque
Nosso exemplo tem bônus de ataque para ambos os ataques corpo a corpo e a distância.

+5 em ataques corpo a corpo de Força 20 (pontuação base de 16 e um bônus de +4 Melhoria da Magia Força do Touro [o bônus de +2 melhoria da manoplas do força do ogro não comba com o bônus da magia e não se aplica]) .
+3 em ataques à distância, 17 de Destreza (pontuação base de 13 e +4 bônus de Melhoria da magia Agilidade do Gato).
+1 bônus de moral em todas as jogadas de ataque da magia Ajuda.
+1 bônus de sorte em todas as jogadas de ataque da magia Oração.
-2 De penalidade em todas as jogadas de ataque da condição abalado (cortesia do feitiço desespero).

Isso é um monte de bônus (e uma penalidade), mas todos eles combam. Nosso personagem desfruta de uma gratificação de +5 ataques corpo a corpo e +3 de bônus em ataques à distância.


Atenção agora:
Bônus Base de Ataque não está incluído: Não está nos calculos o bonus base de ataque do personagem.
As penalidades são Sem Nome: Na versão 3.5 que é a nossa, os penalties combam só não com eles próprios.
Destreza bônus total ainda se aplica: armadura não reduz o seu valor de Destreza ou de seu bônus de Destreza para ataque. Ele apenas limita a quantidade de bônus que você pode aplicar a sua Classe de Armadura. Nosso personagem obtém +3 completo pois ele tem Destreza 17.




Resistência de Reflexos
A maioria dos bônus do nosso exemplo se aplica a todos os tipos de testes de resistência, mas vamos apenas olhar para o teste de Reflexos:

+3 em Reflexos de Destreza 17 (pontuação base de 13 e um bônus de +4 Melhoria Agilidade do Gato).
+1 bônus de moral durante o período que a magia Ajuda estiver funcionando, se o ataque é um efeito de medo (não conheço efeitos de medo que precisem de um teste de reflexos, mas qualquer coisa é possível).
-2 De penalidade em todos as resistências magia Desespero.
+1 bônus de sorte em todos testes magia Oração.
Comba! Tudo aqui, portanto, o personagem, tem um bônus de +2 em testes de Reflexos (ou +3 se o teste for contra um efeito de medo).

Algumas notas a mais:
Bônus Base das resistencias não está incluído: Apenas pegue o seu char e some o seu bônus aqui.
Bônus total de destreza ainda se aplica: perceba que como anteriormente, o limite máximo de Destreza de armadura só se aplica a Classe de Armadura.

Saltar
Nosso exemplo é realmente muito Saltador (praticamente um sapo), mesmo sem a magia de salto, graças a uma pontuação grande mais força e deslocamento modificado, mas vamos esmiuçar os modificadores:

+5 de Força 20 (veja a seção sobre ataque de bônus).
-4 Penalidade de armadura para a cota de malha (+2cota de malha, normalmente tem uma penalidade de -5, mas nosso exemplo, usa uma cota de malha mágica, que tem de ser obra-prima para receber qualquer acessório mágico, assim a penalidade de cai em 1).
-2 penalidade de armadura do escudo pesado.
+5 bônus de competência das botas de saltar e correr.
-2 penalidade da condição abalada (Desespero).
+4 bônus de Deslocamento 12m (veja a seção deslocamento).
+1 bônus de sorte da Magia Oração.

Mais uma vez, Comba tudo, assim,ele um bônus de +7 testes de Saltar.

Não esqueça do seguinte:
Bônus de Perícias sem treinamento: Quando uma pericia pode ser usada sem treinamento, todos os bônus para o teste de um personagem que pode utilizar a pericia se aplica ao teste.


A magia Saltar
A magia salto dá ao personagem bônus de +10 melhoria em seus testes de saltar. Essa magia Comba com todas as características do exemplo de outros bônus em saltar, para um total de bônus de Saltar +17, que permite executar saltos longos de até 11metros.


Semana que vem tem mais não perca a ultima parte do O que Comba e oque NÃO COMBA.

O artigo ORIGINAL é do Skip Williams, traduzi um pouco e adaptei outro espero que gostem e que resolvam alguma dúvidas.

7 Blá blá blá!:

Eder disse...

Mais combos. Bom saber, mas ainda assim não combar é estraga prazeres... hasuhasuahs

CURIOSIDADE: No Neverwinter 1 a Magia Força do Touro comba com ela mesma, fiz o teste com um druida, três vezes em seu companheiro animal e combou. Mas não comba com a poção.

Velho banguela disse...

Eu não intindi o que ele falou.

Odin disse...

Trouxeste mais uma vez uma série de sábias e esclarecedoras considerações, poderoso Mnar.

Dragões do sol Negro disse...

Eder é bug do jogo.

Velho Banguela, lei-a os outros que vc vai entender.

o primeiro: http://dragoesdosolnegro.blogspot.com/2010/06/mnar-responde-o-que-comba-e-o-que-nao.html

o segundo:
http://dragoesdosolnegro.blogspot.com/2010/06/mnar-responde-o-que-comba-e-o-que-nao_09.html

E esse o penultimo, lendo eles vc ira compreender,não tem como eu resumir em resposta os três postes.

Obrigado Odin.

taf39 disse...

Se combar fica muito over, o que tinha que ver é como tratar isso na mesa sem peruntar se comba ou nao! pro jogador é facil, mas e pro char? como fazer pra saber se ajuda ou nao? por meio de testes é a minha ideia! coloca um iten e testa varias coisas, depois coloca outro e testa novamente! quando identificar magia tinha que pensar em descricoes que vao dizer que ajuda alguma coisa ou nao! mas deveria falar abertamente!

Dragões do sol Negro disse...

Parte do principio que o seu char sabe, pois ele estudou no caso dos magos, clerigos. E ele simplesmente aprendeu no caso de druidas, feiticeiros. Assim como a magoa é natural para feiticeiros ele tbm sabe naturalmente que não funicona.
Mais ou menos como o guerreiro usar duas armaduras uma em cima da outra, não funciona.

taf39 disse...

ate entendo isso, mas penso no caso do guerreiro estar com uma manopla que da +4 de defesa ca, um anel que da mais +2 de defese.. isso ele nao saberia, mas usaria igual! mas gostei da ideia das duas armaduras, isso eh logico pra um guerreiro.. legal essa ideia! vlw finolas!

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