quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mnar, responde; O Que COMBA E O QUE NÃO COMBA! (A)

Eu sou Mnar, o URSO. Durante a minha carreira de aventureiro, participei de vários grupos e enfrentei todo o tipo de criatura maligna existente e sempre recebi seus tesouros após, mandar ela de volta para o seu covil nos quintos dos infernos, mas foi ai que começaram meus problemas.

Pequeno ignóbil tens a mesma dúvida que permeia meus pensamentos? Irei tentar elucidar vossos pensamentos errôneos sobre o assunto.

O que comba com o que? Quais os bonus somas e quais sobrepõem aos itens? Que magias eu adiciono quais eu não adiciono?

Sem mais delonga ai vai o primeiro de uma série de quatro.

O que COMBA e o que NÃO COMBA!

Os jogadores sendo o que são, um GM (DM) AS VEZES enfrenta uma enorme gama de efeitos mágicos.

EX: Um personagem veste Luvas da Força do Ogro, uma Cota de Malha +2, Escudo Pesado, um Anel de Proteção +1 e Botas de Caminhar e Saltar. Supondo que o personagem em questão é humano com Força 16 e Destreza 13.

Como fica sua iniciativa, seu deslocamento, Classe de Armadura, bônus de ataque, e bônus de Resistência após ter recebido ou utilizar as magias?

Ajuda, (Pele de arvore) Barkskin, Força do Touro, Agilidade do Gato, Desespero, Recuo Acelerado, Armadura Arcana, Oração, Escudo Arcano e Escudo da Fé?
Essa pergunta pode fazer qualquer um ficar louco!?! Ah, se você não sabe o que eu to dizendo a descrição das magias e dos itens ta ai em baixo.

A Terminologia do d&d 3.5
A terminologia é o que torna as regras mais dificeis D&D, se você entender os termos utilizados ficará tudo mais fácil. Nosso exemplo trata com uma infinidade de bônus que um personagem tem acumulado. Felizmente para nós, a terminologia que descreve esses bonus é muito bem explicada e bem dividida. Para uma maior entendimento sobre os bônus mais comum no jogo, consulte a seção Tipos de Bônus no capítulo 2 do Guia do Mestre.

O primeiro passo para desatar o nó de bônus e termos no nosso exemplo envolve olhar as descrições dos vários itens e magias e encontrar os nomes de todos os bônus. Então, vamos fazer isso:

Manoplas da Força do Ogro concede +2 bônus de Melhoria à Força (descrição do item no Capítulo 7 do Livro do Mestre).

Cota de Malha (Chainmail) oferece +5 bônus de armadura na Classe de Armadura (Tabela 7-6 no Livro do Jogador pag123). A armadura tem +2 bônus de melhoria, o que aumenta o bônus de armadura para 7 (Capítulo 7 do Livro do Mestre).

Escudo Grande fornece +2 bônus de escudo na Classe de Armadura (Tabela 7-6 no Livro do Jogador pag123).

Anel de Proteção: +1 fornece +1 de bônus de deflexão na Classe de Armadura (Capítulo 7 do Livro do Mestre).

Botas de Caminhar e Saltar fornece bônus de melhoria de +3 metros em seu deslocamento e um bônus de competência de +5 aos testes de pular (descrição do item no Capítulo 7 do Livro do Mestre).

Magia Ajuda prevê um bônus de moral +1 nas jogadas de ataque e testes de resistência contra efeitos de medo, mais 1d8 +1 por nível de conjurador ,de vida temporários, até um máximo de 1d8 +10 pontos de vida (descrição da magia no Livro do Jogador pag198) .

Magia Pele de Arvore fornece +2 bônus de melhoria de armadura natural, com +1 adicional para cada três níveis acima de 3º, para um máximo de +5 no nível 12 de conjurador (descrição da magia no Livro do Jogador pag271). Vamos supor +2 para este exemplo. Uma vez que o destinatário é um ser humano com um bônus de armadura natural de 0, esta magia aumenta o bônus de armadura natural do personagem para +2.

Magia Força do Touro fornece um bônus de +4 (melhoria) na Força do alvo (descrição da magia no Livro do Jogador pag241).

Agilidade do Gato fornece um bônus de +4 (melhoria) de Destreza (magia no Livro do Jogador pag198).

Magia Desespero impõe a condição abalado sobre o alvo. Um personagem abalado tem uma penalidade de -2 nas jogadas de ataque, perícias, testes de habilidade, e testes de resistência (magia no Livro do Jogador pag227).

Magia Recuo Acelerado fornece um bônus de melhoria de +9m no deslocamento base (descrição magia no Livro do Jogador pag281).

Magia Armadura Arcana oferece um bônus de +4 de armadura para o destinatário. (descrição da magia no Livro do Jogador pag206).

Magia Oração dá o bônus +1 de sorte em jogadas de ataque, de dano, Resistências, e perícias, impondo uma penalidade de +1quando um inimigo faz uma jogada contra (descrição da magia no Livro do Jogador pag267).

Escudo Arcano fornece +4 bônus de escudo para Classe de Armadura e nega ataques de mísseis mágicos dirigidos a este personagem (descrição da magia no Livro do Jogador pag236).

Escudo de Fé, fornece um bônus de +2 deflexão a Classe de Armadura, com um bônus adicional de +1 por cada 6 níveis de conjurador, até um máximo de +5 (descrição da magia no Livro do Jogador pag236). Vamos supor um bonus de +2 Para o exemplo.



Regras sobre os bônus
A regra básica para se lembrar quando se combina dois ou mais Bonus é simples: dois ou mais bônus de diferentes tipos somam-se (combam), e dois ou mais bônus do mesmo tipo que se sobrepõem. Em geral, o nome de um bônus indica seu tipo. Um bônus sem nome não tem nenhum tipo e se acumula com qualquer outro bônus, mas não consigo mesmo.


Combando e/ou Sobrepondo
Tá mas diga quem comba e quem sobrepõe?
Quando dois ou mais bônus combam eles são cumulativos e você adiciona os seus efeitos. Se você junta dois +1 bônus, você recebe um bônus de +2.

Quando dois ou mais bônus se sobrepõem, eles não são cumulativos e você usa apenas o maior bônus.


Deslocamento
Nosso exemplo, humano tem um deslocamento base de 9m. Na cota de malha, que cai para 6m (ver Tabela 7-6 no Livro do Jogador pag123).

O personagem tem dois bônus de melhoria de deslocamento (+3 metros da bota caminhar e saltar e +9m da magia recuo acelerado). Uma vez que ambos são bônus de melhoria, que se sobrepõem, o personagem pode usar apenas o maior bônus. Obviamente, +9m da magia recuo acelerado é o bônus de deslocamento, mas como é que interagem com a velocidade reduzida da cota de malha?

Sempre aplique o aumento do deslocamento antes de fazer qualquer ajuste de excesso de carga ou armadura (ver Movimento tático, no capítulo 8 do Livro do Jogador pag146). A magia recuo acelerado acrescenta a 9 metros a nossa base humana de 9 metros, o que gera um deslocamento de 18m, o que cota de malha reduz a 12m (ver armadura e excesso de carga capítulo 2 do Guia do Mestre). As botas ainda estão trabalhando, no entanto, assim que feitiço recuo acelerado termina o personagem ainda tem um aumento de deslocamento. Deslocamento base do personagem ainda é 9m, +3m devido as botas, a cota de malha reduz a 9m (capítulo 2 do Guia do Mestre).

Semana que vem tem mais, não perca a segunda parte do Comba ou Não Comba?

O artigo ORIGINAL é do Skip Williams, traduzi um pouco e adaptei outro espero que gostem e que resolvam alguma dúvidas.

6 Blá blá blá!:

Eder disse...

Estraga prazeres!

Dragões do sol Negro disse...

hauhauahua

RPG Forever disse...

Bastante esclarecedor.

Igor disse...

po! é tão facil só somar, pq subtrair? heuheuheueh

Boa Mnar, nada de moleza!

Diego disse...

Grande Mnar.

Acabando com o jogo tipo ´´É mágico, vai pinchando ai na ficha`` hehehe.

Aguardo a continuação, quero ver se as rds de classes combam com magias e itens.

Dragões do sol Negro disse...

Aguardem essa semana tem mais haauahauh

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes