quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SURPRESA

SURPRESA


Quando a batalha se inicia, considera-se que o personagem está surpreso caso não tenha notado a presença de seus adversários, mas eles tenham notado a presença dele.

Notando a Presença Inimiga

Algumas vezes, todos os combatentes estão cientes da presença inimiga; em outras, ninguém está. Em certas ocasiões, somente alguns personagens notaram o adversário. Finalmente, é possível que somente alguns combatentes de cada lado estejam surpresos.

No início do combate, o Mestre determina quem notou a presença inimiga.

Para isso, poderá solicitar aos jogadores testes das perícias Ouvir, Observar ou outros testes para determinar se os personagens estão alertas. Seguem abaixo alguns exemplos:

►O grupo (incluindo Tordek, um guerreiro, e Jozan, um clérigo, ambos usando armaduras de metal barulhentas) chega a uma porta da masmorra. O Mestre sabe que as panteras deslocadoras do outro lado da porta ouviram o grupo. Lidda tenta ouvir através da porta, percebendo grunhidos guturais e revela o fato para o resto do grupo. Tordek derruba a porta com um golpe. Os dois lados notaram o outro; ninguém está surpreso. Os personagens e as panteras realizam seus testes de Iniciativa e a batalha começa.

►O grupo está explorando um arsenal em ruínas, procurando algo de valor entre as armas enferrujadas. Em seus esconderijos, alguns kobolds aguardam o melhor momento para atacar. Jozan consegue enxergar um dos kobolds e eles atacam rosnando um grito de guerra. Os kobolds e Jozan podem realizar uma ação padrão durante a rodada surpresa. Os kobolds mais próximos são capazes de realizar um ataque de Investida contra os aventureiros. As demais criaturas podem alcançar  posições estratégicas ou disparar flechas contra os aventureiros surpresos. Jozan  é capaz de conjurar uma magia, atacar ou realizar outra ação. Depois da rodada surpresa, começa a primeira rodada regular.
►O grupo está caminhando por um corredor escuro, usando magias de luz para iluminar o caminho. No final do corredor, há uma feiticeira drow que não deseja ser perturbada e dispara raivosamente um  relâmpago. Essa foi a rodada surpresa. Depois do relâmpago, a primeira rodada regular começa e o grupo está numa situação difícil, pois ainda não conseguiu distinguir quem os atacou.

A Rodada Surpresa: Se alguns combatentes (mas não todos) notaram seus  oponentes, ocorre uma rodada surpresa antes das rodadas regulares. Os combatentes cientes da presença inimiga conseguem agir na rodada surpresa, logo realizam testes de Iniciativa. Durante a rodada surpresa, todos que notaram seus inimigos têm direito a realizar uma ação padrão, conforme a ordem de Iniciativa (veja Ações Padrão). Também é possível realizar ações livres durante a rodada surpresa, conforme o Mestre julgar adequado. Se ninguém (ou todos) foram surpreendidos, a rodada surpresa não acontece.

Combatentes Desatentos: Os combatentes que não notaram a presença de seus inimigos não podem agir durante a rodada surpresa. Esses combatentes estão surpresos, uma vez que ainda não executaram qualquer ação. Desse modo, eles perdem seu bônus de Destreza na CA.

3 Blá blá blá!:

Ederson disse...

Seguinte, em caso de surpresa os Bárbaros mantem seu bônus destreza na CA graças à Esquiva Sobrenatural Aprimorada, não é isso? Se não for, pra que serve essa joça então?
Pega essa...

Anônimo disse...

Sim por isso se chama esquiva SOBRENATURAL (acima do natural=Verdade)Se natural é verdade então o correto seria esquiva mentirosa.

Ederson disse...

Já me sinto mais seguro, hasuhasuhasuh

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes