quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Iniciativa!

Algumas pessoas me perguntaram como funciona a iniciativa antes do combate então ai vai.

Em D&D 3.5, o combate é cíclico. Todos atuam em um ciclo regular de rodadas.

O combate obedece a seguinte ordem:

1º- No início da batalha, todos estarão surpresos. Depois que um combatente executar sua primeira ação, ele não estará mais surpreso.

2º- O Mestre determina quais personagens notaram a presença de seus adversários no inicio da batalha. Caso alguns combatentes, mas não todos, perceberam seus inimigos, ocorre uma rodada surpresa antes da primeira rodada regular. Os personagens que notaram seus inimigos serão capazes de agir na rodada surpresa, logo determinam sua Iniciativa. Na ordem de Iniciativa (da maior para a menor), cada personagem que estava ciente da presença dos adversários no inicio do combate poderá realizar uma ação padrão ou uma ação de movimento durante a rodada surpresa. Os combatentes que não perceberam os adversários não podem agir durante a rodada surpresa. Se ninguém (ou todos os envolvidos) sabem da presença inimiga. Não haverá urna rodada surpresa.

3º- Os combatentes que ainda não definiram sua Iniciativa precisam fazêlo agora. Neste ponto, todos estarão iniciando a primeira rodada regular de combate.

4º- Os combatentes agem conforme sua ordem de Iniciativa.

5º Quando todos estiverem agido (em seus respectivos turnos), o combatente com o maior valor de Iniciativa agirá novamente, repetindo os passos 4º e 5º até a conclusão do combate.


INICIATIVA
Antes da primeira rodada, cada jogador realiza um teste de Iniciativa para seu personagem. O Mestre realiza os lestes de Iniciativa para os inimigos. Um teste de Iniciativa é um teste de Destreza (1d20 + modificador de Destreza). Os personagens agem em ordem decrescente, a partir do resultado da Iniciativa mais elevado até o resultado mais baixo, utilizando o mesmo resultado em todas as rodadas do combate.

Os personagens estarão surpresos até executarem sua primeira ação dentro do combate.
  ___________________________________________________________________

Assim está no livro oque muda na nossa mesa, apenas em duelos ou seja apenas x1, cara a cara, frente a frente:

Não existe rodada surpresa, pois é um duelo estão sabendo que vai ser enfiada a porrada, e a iniciativa rola rodada a rodada, ou seja na primeira o lutador A pode começar batendo mas na segunda rodada o lutador B tem a chance de ser primeiro.


 
Comentem ou tirem suas dúvidas!

4 Blá blá blá!:

Escovao disse...

Mais um grande fator de "duvidas", iniciativa deve ser declarada da ultima para a primeira, pois se ocorre em 6 segundos quem tem uma iniciativa maior agindo antes pois pode verificar antes as possibilidades, deixando o lerdinho para depois. Existe problemas do tipo, matou o adversario mas o char nao realizou a acao, mas ele declarou e devera realizar, sendo assim uma acao de ataque contra o oponente ele ira fazer, isso pode causar que acerte em um alvo nao desejado, para isso devemos ter uma "fuga" e adicionar uma regra que pode ser feito um teste de vontade para mudar a acao em questao de segundo. isso a cargo do mestre logico, uma vez fizemos assim na mesa e foi muito bom, mesmo com tudo que aconteceu de pessoas nao aceitando as "novas Regras" mesmo elas sendo debatidas antes! acho que deveria adotar essa regra pra sempre! declara a acao antes... de cada rodada! e sempre com iniciativa...

Diego disse...

Isso é regra de Shadowrun, que por sinal é a iniciativa mais coerente que já vi em RPGs, define também o número de ações do Char, tentamos adaptar isso um vez para o D20 old west, o C.O.L.T (criado pelo fino), em duelos, o cenário ficou show, só faltou testar a adaptação do sistema.

Dragões do sol Negro disse...

Então eu acho que pro COLT fica bom, muito legal mas pra mesa acho não funciona.
Personagens baseados em força morreriam antes de dar uma bicuda.

E sim existe essa regra pro d20 tbm.

rpg BRASIL disse...

É uma interessante abordagem para duelos. Como tudo no 3.5 deve ser tratado com bom senso, o que não falta em nossas mesas são regras de outro e adaptações das regras para ficar mais coerentes e principalmente não atrapalhar a diversão que é a principal finalidade.

Outra ação que gera muita polêmica é desconforto é o tal do "Ataque de Oportunidade". Mas deixarei esta discussão para outra oportunidade.
Grande abraços!

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes