sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pelos deuses eh um exército !


Tá bom aqui vai um ressumo das regras de combate em massa, fiz uma adaptação das regras do d20 e da Dragon Slayer, que acho já era uma adaptação heheh.
O seu personagem evoluiu ganhou fama poder e um pequeno feuldo nos cafundós do mundo, ótimo agora você pode comandar um pequeno exército, gastando o seu tesouro arrecadado em anos de trabalho arduo, mas ai você tem uma idéia, pq não pegar esse meu pequeno exercito i ir aumentando o meu Império, lógico que, com a aprovação do rei, por terras barbarás, nessa hora o mestre franze a testa e pensa meu deus serão milhares de rolagens e estatistica de soldados, ai ele vira para você e diz:
- Bem o rei não autoriza o atrito seu com o resto do mundo e lhe tira o seu poder! -Pronto agora posso voltar a mestrar sussegado. Pensa o infeliz.

Pensando nisso nós achamos uma pequena solução simples e com poucas rolagens.
Veja como fica os seus soldados.


Tá vamo lá então:

-Minimo para uma tropa são 10 soldados e não existe um maximo.

Ex: 100 soldados poderiam se montar 10 tropas com 10 integrantes cada.



-As tropas são divididas em INFANTARIA, ARQUEIROS, CAVALARIA E PIQUEIROS.
- INFANTARIA
são os soldados a pé
-ataque: Corpo a corpo +10 (+2 para cada 10 individuos na tropa)
-dano: 1d8 (+1d6 para cada 5 individuos na tropa)
-defesa: 18 (-1 para cada 40 pessoas)
- pv: 4 vezes o numero de individuos
-deslocamento: 6m
-Resistencia: +10 for, +10 reflexos, +5 vontade
-Vantagem: podem mudar a forma como ação de movimento em vez de rodada completa
custo 90 po por semana.


-ARQUEIROS
são os soldados com armas de ataque a distância
-ataque: à distancia +10 (+1 para cada 10 individuos na tropa)
-dano: 1d6 (+1d4 para cada 5 individuos na tropa)
-defesa: 20 (-1 para cada 40 pessoas)
- pv: 2 vezes o numero de individuos
-deslocamento: 9m
-Resistencia: +5 for, +10 reflexos, +10 vontade
-Vantagem podem atacar a distância com o incremento a distância de 33m
custo: 160 por semana



-CAVALARIA
são os soldados a cavalo
-ataque: Corpo a corpo +12 (+2 para cada 10 individuos na tropa)
-dano: 1d10 (+1d8 para cada 5 individuos na tropa)
-defesa: 16 (-1 para cada 40 pessoas)
- pv: 5 vezes o numero de individuos
 -deslocamento: 12m
-Resistencia: +10 for, +10 reflexos, +5 vontade
-vantagem : Podem dar investida +2 ataque -2dano
custo: 240 po semana 



-PIQUEIROS
são os soldados que ameaçam 3m
-ataque: Corpo a corpo +12 (+2 para cada 10 individuos na tropa)
-dano: 1d10 (+1d6 para cada 5 individuos na tropa)
-defesa: 18 (-1 para cada 40 pessoas)
- pv: 3 vezes o numero de individuos
-deslocamento: 9m
-Resistencia: +10 for, +5 reflexos, +10 vontade
-Vantagem podem atacar 3m e se preparar para uma investida
custo: 150 po semana

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Todos os bonus acima são para tropas de 10 soldado e
as armaduras acima são medianas de couro, para se aumentar +1 ponto no ca da tropa custa 100po para cada individuo, podendo subir até +6
-armas magicas +1 custa 50% do valor normal por individuo.
-Tropa especializada pode ser treinada atravez de talentos ex:
-lutar as cegas +60 po por individuo
-Grande fortitude +20 po por cabeça
-iniciativa aprimorada + 60 po por individuo
-Vontade de ferro + 20 po por individuo
-reflexos rapidos + 1 po por individuo

-Magias
as tropas só são afetadas por magias que visem area e provoquem dano, a magia só tera afeito total se englobar a tropa totalmente, caso falte uma parte o ataque tera apenas 50% do efeito, se ocupar metade da tropa ela tera apenas 1/4 do seu efeito. Ainda se pode baixar o dano magico atravez da resitencia.

Ficou claro ?

Apenas um adendo para que algumas pessoas não pensem ah pego sozinho um exercito, pode se usar a regra para combate em massa o que na minha opinião aniquila qualquer player, ou se você for bonzinho pode se usar o cansaço do jogador. Com funciona isso?
-Antes de ficar cansado tendo suas ações reduzidas apenas a andar e não bater, pode se utilizar a constituição do jogador para delimitar o numero de ações que ele tem no combate em massa.
Traduzindo no exemplo:
Se um personagem tem constituição 10 ele pode fazer 10 ações durante o combate, antes de se cansar ou seja, ele pode atacar durante cinco rounds se ele fizer dois ataques por round.
Antes de ficar exausto ele pode fazer testes de Fortitude para continuar lutando, CD inicial é 15 +2 para cada ação que ele fizer após cansado.  Caso ele falhe automaticamente ele se encontra exausto.
Outra coisa muito importante ele recebe uma penalidade de -2 para cada ação que fizer após começar a testar a fortitude.

Compreendeu?

E como ele recupera isso? Recupera um ponto por round em que ele não fizer nada.
Alguns talentos podem ajudar nisso exemplo iron will (vontade de ferro), dá a ele a +2 açoes por combate.
Duro de matar da a ele metade da constituição em ações no combate.

Comente:

12 Blá blá blá!:

Ederson disse...

Deu um nó no cérebro aqui... Um char tá bom, pra que tropa?!

Dragões do sol Negro disse...

Releia o texto que você vai entender melhor, eu acho, a outra coisa não voumais viajar :(

Igor disse...

Ta meio confuso, mas entendi. Pena que os players ficariam fora da batalha se caso enfrentassem uma tropa de 1000 (mil) soldados por exemplo. Um chuva de flechas resultaria mais de 200 de dano tranquilamente, ou então varias alfinetadinhas no meio de uma tropa de piqueiros que dão ataques de oportunidade a lot. Tira um pouco a fantasia do player por lutar em grande guerra, ja que as possibilidades de voltar vivo são praticamente nulas, ou seja, só vai pro fight em massa os CHARS épicos, os quase épicos ou os frenzied berserkers. Não é uma critica, aliás até gosto de realismo, mas isso descaracteriza o espirito de jogo e faz tudo parecer o tal do GURPS.

Igor disse...

Deixando o resto de lado e usando a regrinha da exaustão, ficaria bem melhor!

Igor disse...

Eu penso assim: mesmo que eu tenha um machado de 20kg e força pra usar, nunca mataria alguem com ele (talvez numa situação extrema, mas não deixaria chegar a esse ponto). Quando o féladaputa faz um personagem, estuda regras, faz um background e tals, pronto, ta ali a "obrinha de arte" (ou não) que faz o cara voltar a cada sessão pra jogar e continuar a campanha. No RPG é o unico lugar onde eu iria poder pular no meio de uma galera girando laminas pra todo quanto é lado, fazendo pinturas modernas pelas paredes e tals... Se nem no RPG der pra fazer isso, que se foda o game né, vou jogar a vida real onde os NPCs não representam tanto desafio e é um game totalmente PVP, representação grafica fantastica e tals uheauaeheauhaehaeh... de quebra ainda descolo uma putinha pra foder de vez enquando uhauehaeuheuhae... Quando alguem resolve jogar, quer ser o Aragorn e não o tiozinho da porteira que é atropelado por nazguls uheauaeh... sei que depende das capacidades do player, talvez depois de 7 anos de jogo eu não tenha aprendido mta coisa

Dragões do sol Negro disse...

UIa bom esse tipo de campanha o jogador joga mas com uma tropa de pessoas, com um exercito e não com um personagen alias o personagem existe mas fica na casa mata traçando estratégias para o combate.
Um general nunca é linha de frente.
Um rei talvez mas um general nunca!
Mas em fim ...
Caracas vekho já faz 7 anos que vc joga?

Igor disse...

Eu sei hehe, mas orra, o massa é dar um bom exemplo pras tropas, mostrar como precisa ser feito hueueahaeuhe... um bom lider sempre ta la batendo carne. Não que precise baixar a dificuldade, é só não aumentar hehe... nem leve a serio esse negócio de "we play hard" heauheaueaheauhaeuh

Igor disse...

Bem, só estou colocando meu ponto de vista, o meu estilo preferido de jogo e etc... Vai que temos um estrategista nato pra bater de frente contigo hehe

Dragões do sol Negro disse...

PQ bater de frente? Eu prefiro atacar pelos flancos! hauahuah
Mas essas regras são só para ajudar alguns mestres como fazer combate de exercitos mais fácil e rápido.
Não quero fazer isso na mesa pelo menos não onde vocês estão é claro.

Igor disse...

ahhhh, assim sim! ueaheauhae (tipo kiko). só pra pentelhar mesmo hehe

Escovao disse...

acho que a regra ainda falto o fator 20, 1 e as estatisticas de erro e acerto em % mas achei bem bom, mas nao concordo! Realmente soh pra variar eu nao concordo!
Igor.. eh o igor mesmo.. alto magrelo meio dark cabelo longo... vixi.. faz tanto tempo assim? 7 anos... affff... vc ta ficando velho fino!

Dragões do sol Negro disse...

Velho não experiente!

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